fonte: Cepea

Fuga do risco reduz preços agrícolas

11 de setembro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Ana Conceição – O Estado de S.Paulo

A apreensão com a desaceleração da economia global ganhou força na sexta-feira, provocando uma fuga de mercados mais arriscados, como as commodities. As quedas foram acentuadas nas bolsas agrícolas, ainda que em algumas delas os fundamentos sejam positivos. A exceção ocorreu no mercado de grãos, onde os preços subiram à espera das novas – e provavelmente mais baixas – estimativas de produção nos Estados Unidos, que saem nesta segunda-feira.


A aversão ao risco fez o dólar disparar ante moedas como o euro, o que também ajudou a pressionar as commodities agrícolas. Na Bolsa de Nova York, o mercado do café arábica liderou as perdas. O contrato dezembro cedeu 4,96%, para 270 centavos de dólar por libra-peso. Em seguida veio o algodão (-1,55%) e o cacau (-1,31%). Suco de laranja e açúcar tiveram desempenho misto. O açúcar para outubro subiu 1,11%, mas recuou 0,54% no contrato março. O suco para setembro perdeu 1,44%, mas para novembro subiu 0,75%.


Na Bolsa de Chicago, a soja para novembro subiu 0,60% e o contrato dezembro do milho avançou 0,34%. Analistas acreditam que o governo americano vai reduzir de forma expressiva a estimativa para a colheita de milho pelo segundo mês consecutivo depois da intensa estiagem que reduziu a produtividade das lavouras durante o mês de agosto. A safra de soja também deverá ser revisada para baixo. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.