Frio causa geada no Sul de Minas

Por: Estado de Minas

Baixas temperaturas ajuda aquecer o turismo na região


Quem pensava que o inverno chegaria só em 21 de junho, pode começar a tirar os agasalhos e cobertores do guarda-roupa.


As últimas temperaturas mostram que a estação começou mais cedo este ano. De acordo com os meteorologistas, a madrugada passada foi uma das mais frias em Minas Gerais e a previsão é de que continue assim nos próximos dias.


Em Maria da Fé, no Sul de Minas, considerada a cidade mais gelada do estado, os termômetros da fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) registraram ontem 4,4 graus negativos na relva (no solo) e 1,3 graus negativos no ambiente.


Com o frio, chegou também a geada, que atingiu as partes mais baixas do município. Uma camada fina de gelo chegou a encobrir a vegetação. Em segundo lugar, ficou Caldas, onde a temperatura desceu a 1,5 grau.


Acostumados com as baixas temperaturas, os moradores de Maria da Fé não se incomodam com o frio intenso. Alguns acordam de manhã, vestem bermudas e camisetas e andam normalmente pelas ruas.


Para o designer Leonardo Bueno, que morou muito tempo longe da cidade, está complicado acostumar com o rigor do inverno. “Eu já morei em São Paulo, Rio de Janeiro e há cinco anos voltei para trabalhar na cidade. Mesmo assim, não consigo me adaptar com esse frio, que chega a doer os ossos”, afirmou.


Enquanto algumas pessoas não gostam, outras viajam quilômetros para aproveitar o frio. Os hotéis e pousadas do município já estão fazendo reservas para abrigar os turistas. A expectativa dos hoteleiros para este ano é de o movimento aumente em 70%.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o fim de semana em todo estado é de noites claras com temperaturas baixas, e podem ocorrer geadas nas regiões serranas.


A partir de segunda-feira, a temperatura poderá se elevar, se nenhuma frente fria da Antártida chegar ao Brasil.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.