Frio aquece as vendas

25 de julho de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 25/07/2007 08:07:25 - Jornal do Commércio - RJ

Lojas de roupas de cama e restaurantes aproveitam o Inverno para lançar produtos
RENATA LEITE
DO JORNAL DO COMMERCIO
Enquanto a temperatura esfria no País, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, as vendas de alguns segmentos do varejo se aquecem. A chegada do Inverno movimenta lojas de cama mesa e banho, restaurantes e alguns estabelecimentos de moda. Para aproveitar a época, lojistas preparam promoções, degustações e restaurantes lançam novos pratos. Mesmo com o Inverno ameno, essa parcela do varejo vem comemorando o aumento nas vendas proporcionado ainda pelas férias escolares.


Mônica Assis, consultora especialista em vendas da Ponto de Referência, ressalta que, independentemente da estação do ano, o calor humano no atendimento é que mantém as vendas sempre quentes. Ela alerta ainda que, fora os segmentos destacados, investir em produtos de Inverno não costuma ser bom negócio, em função das temperaturas amenas na maioria das regiões do País. O ideal é oferecer sempre 80% de produtos básicos, atrativos independentemente da sazonalidade; 15% de tendência, aí sim seguindo a estação; e 5% de exclusivo e diferente, para provocar impacto, avalia a consultora.


 


COLCHÕES. A chegada dos meses frios costuma ser comemorada na Ortobom, que atua há 40 anos no mercado nacional e se especializou em colchões. Nessa época do ano, o aumento das vendas chega a 30% em relação a outros meses, enquanto a procura por edredons costuma triplicar. A demanda maior acontece principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Por conta do frio, as pessoas curtem ficar mais em casa, reunir a família, assistir a um filme e, claro, passar boa parte do tempo relaxando na cama. Para isso, investem em bons colchões e edredons, afirma diz Rubens Dias Filho, diretor comercial da empresa.


O executivo ressalta que as vendas de colchões não são impactadas somente pelo frio, mas também pela época do ano, quando há circulação mais intensa de moeda. A economia fica mais aquecida em função das férias e da entrada do segundo semestre. Também registramos aumento nas vendas no fim do ano, por causa do recebimento do 13O salário, complementa.


Os edredons da Ortobom são nacionais, fabricados em Ibitinga, no interior de São Paulo. Para incentivar o consumo, o diretor aponta algumas ações da empresa, como a liquidação de Inverno, em que produtos para o quarto sofrem desconto. Para a divulgação, se aproveitam dos temas mais comentados em cada ano. Dessa vez, o Inverno ganhou destaque, pois os jornais apontaram promessas de frio intenso, como no caso da Argentina, onde ocorreram nevascas recordes. Em Santa Catarina, também foi registrada grande ocorrência de neve.


A baixa do dólar também deve impulsionar a venda de importados nesse Inverno. Ao menos essa é a expectativa de Guilherme Rodrigues, diretor da Casa Show. A rede de home center vêm alcançando aumento nas vendas de 20%, em função das boas negociações com fornecedores. Aquecedores que no Inverno de 2006 custavam R$ 340, agora podem ser encontrados por R$ 270, explica Rodrigues.


 


GASTRONOMIA. Mais uma vez, a charmosa estação do calendário vem se mostrando convidativa para saborear pratos da boa gastronomia, principalmente quando acompanhados de um café. A Capricciosa aproveitou o aumento de 40% do consumo para lançar novo sabor de pizza e oferecer descontos em sua carta de vinhos. De acordo com César Duarte, maître do restaurante, o aumento do consumo já pôde ser sentido a partir do começo do mês.


Os vinhos estão, em média, 20% mais baratos. A filial do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, abriga wine bar com mais de 4 mil garrafas, das quais 80% são vinhos importados. A expectativa é de que as vendas mensais aumentem de 1,5 mil para 2,5 mil garrafas em julho, agosto e setembro.


Outra bebida que faz sucesso nessa época do ano é o café. Segundo Ana Luisa Bernacchi, sócia da torrefadora carioca café Florença, a expectativa de crescimento é de 30% nas vendas para os meses de junho, julho e agosto. A oportunidade é ideal para conquista de novos consumidores na avaliação de Aline Ribeiro, gerente de marketing da empresa, o que estimula o lançamento de diferentes sabores. A tendência é o consumo de blends de café gourmet e drinques que misturam o café com ingredientes de sabor mais forte, como canela e o tradicional chocolate.


Esse ano o lançamento veio acompanhado da chancela de Flávia Quaresma, que criou duas bebidas para o café Florença. Os produtos são feitos com grãos de três regiões do País e têm três certificações de qualidade. Para estimular a experimentação, a empresa leva equipes de baristas até as cafeterias para demonstrações e degustações dos novos produtos afirma Aline.


Ainda de acordo com a gerente, embora em menor intensidade, também é sentido incremento nas atividades de comodato e locação de máquinas automáticas de café expresso, serviço oferecido pela torrefadora desde 1997. Fala-se mais sobre café nessa época do ano, o que incentiva as empresas a buscarem uma padronização maior da qualidade do produto ofertado a seus funcionários, explica.


O Tabaco café Bistrô, que possui três lojas no Centro do Rio, também comemora um Inverno de alta nas vendas. O crescimento mensal vem atingindo índices de 10% e, nesta estação, alcançaram 20%. Algumas ações também são lançadas neste período para estimular ainda mais o consumo de cafés, chocolates e charutos. Alguns ingredientes nobres, como nozes macadâmia, syrups xaropes aromatizados e bebidas alcoólicas como conhaque e uísque, dão um diferencial aos blends de café.


Na época mais fria, outro produto que tem alta no consumo é o charuto. Esse índice chega a crescer até 25%. O Tabaco café Bistrô trabalha com charutos nacionais e importados de Cuba. A cotação é sempre feita em dólar e a queda da moeda ajudou a baixar os custos não só do produto como da importação e impostos sobre ele. A associação do ato de fumar com destilados, como rum, uísque e conhaque, e com café, estimulam também a alta nas vendas destes produtos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.