Lançada pela primeira vez em 1997, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais será reinstalada nesta terça-feira (22/5/07), em solenidade que acontece às 20 horas, no Salão Nobre. O requerimento de reinstalação foi apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB) e já conta com a adesão de cerca de 50 deputados. A instalação será feira pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, deputado Vanderlei Miranda (PMDB).
Segundo o deputado Domingos Sávio, ex-presidente da Crediverde e da Cooperativa Agropecuária de Divinópolis, a frente terá como objetivo trabalhar, de forma política e suprapartidária, para promover e fomentar o cooperativismo. A frente funcionou na legislatura passada, sob a presidência do atual deputado federal Paulo Piau (PMDB), que conseguiu aprovar projeto de lei que deu origem à Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo, em abril de 2004, baseada no modelo adotado pelo Rio Grande do Sul, estado onde o cooperativismo é mais desenvolvido. A frente terá coordenadores por segmento de atividade, como crédito, educação, serviços, agropecuária, transporte, trabalho.
Em todo o Brasil, existem cerca de 7,5 mil cooperativas, com 5,7 milhões de associados e 185 mil empregados. Em Minas, são cerca de 900 cooperativas, com aproximadamente um milhão de associados e mais de 30 mil empregados. Junto com a Frencoop, funcionou na última legislatura a Comissão Especial do Cooperativismo, que estudou o setor e traçou um diagnóstico completo da atividade. A comissão constatou que as cooperativas respondem por 50% das exportações de café e 53% das vendas externas de leite de Minas Gerais e contribuem com 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
O faturamento anual do setor no Estado está estimado em R$ 5,4 bilhões, segundo a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), que está realizando um seminário sobre “Agronegócio e Cooperativismo”, cujo encerramento será marcado pela reinstalação da Frente na Assembléia.