gleyma limacamila abud
são paulo – Enquanto várias redes de cafeterias correm para oferecer novos serviços, com lojas mais hi tech, a rede de franquias do segmento Fran\’s Café parece seguir na onda contrária, de olho no grande número de consumidores emergentes, que estão surgindo no mercado brasileiro. A empresa analisa ainda atendimento aos consumidores de todas as classes, mas com foco no atendimento rápido, para o cliente que está de passagem, e por isso anunciou, ontem, a criação de uma nova marca para atender especificamente ao público de renda menor, com preços específicos para o bolso desse cliente, além de um cardápio mais enxuto.
De acordo com Henrique Ribeiro, sócio-diretor da Fran\’s Café Franchising, a ideia é que a primeira unidade da bandeira que poderá se chamar Fran\’s Expresso ou Fran\’s Especial – o título ainda não foi definido – será um projeto piloto a ser inaugurada em São Paulo. \”O cardápio das lojas será um mix adaptado com cerca de 50% dos produtos do cardápio atual e preços menores que os aplicados nas lojas convencionais. O custo do investimento numa franquia Express deverá ser entre 15% e 18% menor que uma franquia convencional\”.
Com os negócios aquecidos, a empresa prevê faturar mais este ano, além da abertura de novas unidades em 2011. Ano passado, o faturamento da rede foi em torno de R$ 100 milhões, sendo a previsão de aumento da receita em 2011 em torno de 40%. Ano passado a empresa contabilizou 17 inaugurações e três contratos fechados para a abertura das unidades este ano.
Com foco da expansão nos próximos anos no Norte e Nordeste, a previsão é inaugurar de 30 a 40 lojas até o final de 2011 e crescer mais do que no ano anterior, quando a rede aumentou sua presença em 18%, em número de lojas. A partir de 2011 a previsão é que a margem suba para 20%. \”A participação dos franqueados da marca que possuem mais de uma loja é um dos fatores mais relevantes, e que contribui para o aumento da receita da rede Fran\’s Café\”, afirmou o sócio da empresa.
Clientes
\”Vemos um aumento de mais de 6 milhões de clientes na rede Fran\’s Café em todo o Brasil e um dos fatores que contribui para o aumento de consumidores da rede é o aumento do poder de compra das classes mais baixas\”. Por conta dessa análise, Henrique Ribeiro, da Fran\’s Café Franchising ressalta o interesse em aumentar a presença da marca entre o público da classe C, que tem aumentado na área de consumo de produtos da empresa, que atualmente conta que 139 lojas – três delas inauguradas em fevereiro: São Caetano do Sul (SP), Campinas (SP) e Salvador (BA).