Fran’s Café planeja inaugurar 25 lojas até junho de 2010

19 de outubro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Com aumento do consumo do café e da demanda por franquias, a rede de cafeterias pretende alcançar a marca de 145 lojas no Brasil




 

Fran´s Café do shopping Higienópolis

 


Por Verena Souza / Revista Exame | 16.10.2009 | 13h48






A crise econômica parece não ter afetado o mercado de cafés no Brasil. De acordo com a última pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo interno da bebida em 2007 teve um aumento de 3,43% ante o ano anterior. O consumo per capita no país já passou dos 5,5 quilos ao ano, nível que pode ser comparado a mercados mais desenvolvidos como o alemão, o francês e o italiano.


É exatamente nesta onda de crescimento que a rede brasileira de cafeterias Fran´s Café está inserida. Com 11 lojas abertas em 2009 e mais nove engatilhadas até o fim do ano, a previsão de inaugurações para o ano que vem continua no mesmo ritmo. Serão aproximadamente 16 novas lojas no primeiro semestre de 2010, totalizando 145 Fran´s Cafés espalhados pelo Brasil.



Os dados recém-divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelaram o bom desenvolvimento do setor de franquias no Brasil. O total faturado foi de 55 milhões de reais em 2008, 19,5% frente ao ano interior.

O segmento que detém a maior demanda por franquias é o de alimentos, no qual as cafeterias estão incluídas, atingindo um crescimento de 20% em 2008.


O ano de 2009 foi de recordes para o Fran´s Café que ultrapassou a sua previsão de 40 milhões de reais em faturamento e já alcançou 60 milhões de reais. Além disso, a marca vendeu 1 milhão de xícaras ao mês antes do término do primeiro semestre do ano, quantia nunca antes registrada. De acordo com a empresa, essa quantidade vem sendo constante nos últimos meses.


A rede possui cerca de 2.000 colaboradores e a expectativa é que esse número aumente em torno de 15% para o ano que vem.


Concorrência


De acordo com Henrique Ribeiro, o Fran´s Café não possui um concorrente direto, pois grande parte das cafeterias existentes não são voltadas para o público A. A gigante americana Starbucks é focada na classe alta, mas sua expansão ainda é discreta. A rede americana tem 23 lojas no Brasil


“Acreditamos que uma concorrência desse porte é saudável para nós e excelente para a população porque a qualidade dos produtos, dos ambientes e das projeções se multiplicam”, disse Ribeiro.


Outras redes de cafeterias voltadas para o público de alta renda – como Havanna Café, Café Suplicy ou Vanilla Café – também não possuem a escala nem a capilaridade do Fran´s Café. Segundo ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a maior rede de cafeterias do Brasil é a Casa do Pão de Queijo, com 450 lojas. A empresa, no entanto, tem como foco as classes B e C.


Desde a construção da primeira unidade do Fran´s Café, em 1972, na cidade de Bauru, a maior preocupação de Ribeiro e seus sócios é manter a qualidade do produto e também de seus franqueados.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.