A expectativa para este ano é chegar a 185 lojas espalhadas por todo o território nacional…
Panorama Brasil
SÃO PAULO – A rede Fran’s Café encerrou 2012 com um faturamento de R$ 130 milhões e um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, e a expectativa para este ano é chegar a 185 lojas espalhadas por todo o território nacional, o que corresponde a um aumento de 32%. Atualmente, a rede conta com 140 lojas que receberam cerca que seis milhões de clientes somente em 2012.
Com um crescimento acentuado nas regiões Centro-Oeste e Sul, em razão do plano iniciado em 2012 para expandir negócios fora do eixo Rio – São Paulo, a ideia da rede é inaugurar 20 novos pontos até o final de 2013. “As praças previstas para ganhar novos pontos são Recife, Teresina, Salvador, Brasília, Santos, dentre outras”, comenta o sócio-diretor da rede, José Henrique Ramos Ribeiro.
Ele lembrou que um franqueado Fran’s Café chega a faturar mensalmente, em média, R$ 80 mil. “Claro que tudo depende da dedicação, do ponto e do empenho do empreendedor”, reitera.
O processo de franquias teve início em 1992, 20 anos após a abertura da primeira loja da rede, em Bauru, em São Paulo (SP). Atualmente, o Fran´s Café recebe de 60 a 70 pedidos de franquia por mês, sendo que apenas três ou quatro seguem o processo adiante. “Tudo faz parte de um trâmite de seleção aplicado. Se o interessado não tem o perfil que queremos, ele não será aprovado”, esclarece.
Segundo o sócio-diretor, o crescimento da rede se deve ao aumento de renda da população e a expectativa continua positiva, especialmente baseada nos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil. “Existe um crescimento natural de consumo no País, como o aumento de crédito, as facilidades de pagamento e investimentos de multinacionais que geram emprego. As pessoas compram e consomem mais. Isso deve se intensificar com o fluxo de turistas previstos para nossas cidades durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016”, explica Henrique Ribeiro.
Investimentos
Desde 2011, o Fran’s Café decidiu investir no relacionamento com clientes também via redes sociais, com destaque para a página do Facebook, que atualmente soma mais de sete mil seguidores, com acesso predominante de fãs do sexo feminino, de 25 a 34 anos. “Investimos nas redes para conseguir identificar melhor qual é e como se comporta nosso público principal. Isso nos possibilitou investir melhor em campanhas, planos de marketing e obter métricas que amparam nosso plano de expansão. Assim também é possível direcionar campanhas, produtos, promoções e planejar como atingir outros nichos”, comenta a gerente de marketing da franquia, Monica Cavalcante.