No país, o consumo de café gourmet cresce 4 vezes mais ao ano do que o consumo do tradicional. O “Dia Nacional do Café”, instituído em 2005, e celebrado todos os anos na data de ontem (24/5), simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras do país e é comemorada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e indústrias.
Dentre os milhares de consumidores da bebida, que pode ser considerada uma das paixões nacionais, muitos tem se rendido a qualidade, aroma e sabor inconfundível do café gourmet.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC) o consumo interno de café é de cerca de 20 milhões de sacas, deste total, um milhão são de sacas de cafés especiais.
O consumo de café gourmet (cafés especiais) cresce 15% ao ano, contra 3% do café tradicional no Brasil. Na prática significa que o brasileiro ingere de 4 a 5 xícaras da bebida por dia.
A coordenadora da rede Fran’s Café, Stella Gross, que é nutricionista, especialista em café e barista explica o segredo do café gourmet. “O café gourmet é feito com 100% de grãos arábica, por isso é superior em qualidade, em sabor e possui menos cafeína do que o café feito com grãos conilon ou com a mistura das duas espécies”, explica.
Serviço:
O Fran´s Café fica na rua Marechal Rondon, 2453 (esquina com a rua 13 de Junho). No final de semana, o atendimento é 24 horas.