São Paulo, 5 de Junho de 2006 – A vinda da norte-americana Starbucks, anunciada no final de maio, não assusta a brasileira Fran’s Café, rede criada há 34 anos e que adotou o sistema de franquia em 1992, afirma Cláudia Aveleira, gerente de expansão para stations e customização da rede. “O Fran’s é bem estruturado. Sabemos da qualidade e do potencial deles, mas temos nosso público.” Em sua opinião, a entrada da rede vai ser positiva, pois ajuda a estimular o hábito da população de freqüentar cafés.
Cláudia acrescenta que a adoção de um novo formato de loja, customizado, para crescer dentro de empresas com grande número de funcionários – modelo também adotado pela Starbucks – , não é uma reação antecipada da rede à entrada do concorrente.
Segundo ela, a necessidade de criar um novo modelo surgiu no momento da captação de pontos. “Existem locais com potencial para abertura de lojas, mas que não se encaixavam no projeto estabelecido para franquia.”
Embora 66 das 90 franquias tenham o formato 24 horas, as lojas customizadas têm atraído tanto pelo investimento, que chega a ser até 50% mais baixo, como pela flexibilidade da operação. “Temos oito lojas customizadas e vamos inaugurar mais uma.” Os quiosques prontos precisam de 25 m². As customizadas podem ter de 40 m² a 200 m² e seu formato permite adequar os padrões da rede a prédios que já estão prontos e não podem sofrer uma grande reforma.
A primeira loja customizada foi inaugurada na sede da operadora de telefonia móvel Vivo, em São Paulo. A empresa estima que até o final do próximo ano 20 lojas customizadas tenham sido inauguradas.
Em média, as lojas customizadas exigem investimento de R$ 150 mil. As taxas de propaganda e de royalties são iguais às cobradas das lojas 24 horas, 2% e 6% do faturamento, respectivamente. Nos stations, o investimento médio é de R$ 79 mil e as taxas são fixas, de R$ 165 e R$ 660.