São Paulo, 1 de Março de 2006 – Marcas como as americanas Tacone e Hush Puppies e a inglesa Accessorize buscam parceiros. Sétimo colocado no mercado mundial de franquias, com faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2005, o Brasil continua atraindo empresas estrangeiras que desejam fincar suas marcas no País.
A Franchise Growth System (FGS), uma das maiores nos Estados Unidos em desenvolvimento de franquias master, busca empreendedores para lançar pelo menos cinco marcas nos segmentos de alimentação e saúde. Entre elas, a rede de fast food Tacone e a Hit Center, modelo de academia para treinamento em esportes específicos, melhora de performance esportiva, treinamento de atletas ou perda de peso.
A grife inglesa Accessorize (grupo Monsoon) está no País há três anos e agora decidiu investir em franquia. A master franqueada Ana Carolina Alves é proprietária de seis lojas no País e quer abrir 54 franquias em cinco anos. O formato foi desenvolvido por Alexandre Manet, profissional que estruturou o negócio internacional da Rosa Chá.
Já a marca de calçados Hush Puppies está voltando ao País pela terceira vez. Nas ocasiões anteriores, os licenciados vendiam os produtos em lojas multimarcas. Desta vez, o empreendedor terá de investir primeiro em lojas próprias, para depois expandir com franquias.
Para Adir Ribeiro, consultor do Grupo Cherto, o perfil nacional é mesmo favorável ao franchising. “Temos um mercado empreendedor muito forte. Em 2005, o setor cresceu 8%, acima dos 2,3% do PIB nacional.”
Página C-4(Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1)(Maria Luíza Filgueiras)