Frango, ovos, tomate e café respondem por 90% da variação do IPC-FIPE

Por: 29/03/2007 16:03:08 - AviSite

São Paulo, 29 de Março – O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Márcio Nakane, informou ontem que frango, ovos, tomate e café em pó foram os destaques de alta do índice da terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 23 de março) na capital de São Paulo. De acordo com os cálculos de Nakane, juntas, as variações de preços destes itens responderam por 90,71% da inflação de 0,19% no período.
Segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o frango voltou a liderar o ranking de participação de preços em alta do IPC. Na terceira medição de março, apresentou elevação de 6,42% ante 7,45% da segunda quadrissemana (últimos 30 dias encerrados em 15 de março). Conforme destacou Nakane, apesar desta desaceleração, a contribuição positiva do item no cálculo do IPC aumentou, de 27,5% para 30,4%.
Na seqüência, o tomate foi o segundo item que exerceu a maior pressão na inflação da cidade de São Paulo. Aumentou 21,39% ante uma elevação de 14,64% do levantamento anterior. Segundo Nakane, a representação do item no IPC subiu fortemente, de 13% para 23,5% no período.
O preço dos ovos apresentou alta de 9,86% e contribuiu com 19,7% do IPC na terceira quadrissemana de março. Na medição anterior, havia aumentado 10,85%, mas também respondido por uma menor parte (17%) da inflação.
Outro item destacado por Nakane foi o café em pó. O preço do produto subiu 6,63%, ante uma alta de 6,69% da quadrissemana anterior, mas sua contribuição no IPC cresceu, de 13,6% para 17,11%.
De acordo com coordenador, destes quatro itens, o tomate e o café preocupam um pouco mais para o fechamento de março. Isso porque, no levantamento de preços na ponta (em que a Fipe coleta os valores da semana e confronta com o mesmo período do mês anterior), continuam com preços em alta expressiva.


(Agência Estado) (Redação)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.