Frango cede lugar na pauta exportadora para o café

Por: AviSite

Ocupante, nos últimos dois anos (2009 e 2010), da quinta colocação entre os principais produtos exportados pelo Brasil, a carne de frango in natura encerrou o primeiro quadrimestre de 2011 na sexta posição


E quem determinou esse recuo foi o café em grão, produto que ano a ano vem galgando mais de uma posição na pauta exportadora: em 2009, 8º lugar; em 2010, 6º lugar; e, no momento, 4º lugar. O que significa que passou à frente não só do frango, mas também do açúcar em bruto, anterior ocupante da 4ª posição.


Isso não quer dizer que a receita cambial captada pela carne de frango retrocedeu. Ao contrário, aumentou quase 30% no quadrimestre, assegurando que a participação do produto na pauta global permanecesse em cerca de 3,1%, com pequena redução (-1,3%) em relação ao mesmo período de 2011. Só que a receita cambial do café aumentou 73%. Dessa forma, a participação do produto na pauta subiu para 3,3%, registrando incremento de 31,8%.


A ressaltar que, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a receita cambial da carne de frango aumentou quase na mesma proporção da receita cambial total brasileira, que cresceu 31,3% e totalizou US$71,405 bilhões. A registrar, ainda, que os 10 principais produtos exportados no período responderam por quase a metade (47%) da receita cambial brasileira, estando entre eles apenas um produto manufaturado (automóveis de passageiros) e dois semimanufaturados (açúcar em bruto e celulose). Ou seja: os sete principais produtos restantes são básicos, entre eles a carne de frango.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.