Franchising: Brasil atrai 21 redes de franquias estrangeiras

26 de maio de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Pequenas Empresas








O mercado de franquias nacional pode receber este ano mais 21 marcas internacionais, que estarão presentes na feira anual da Associação Brasileira de Franchising — ABF Expo Franchising.


Segundo informações do DCI, a maioria dessas empresas ainda não atuam no Brasil e vem de Portugal, Espanha e Estados Unidos.


Algumas delas como a Battery Doctors , a Fotopodium e a Videomania já têm planos definidos para entrar no mercado brasileiro.


A espanhola Trimage , que usa a marca Fotopodium fora da Espanha e que tem 150 lojas em outros 50 países, trabalha com o mercado de fotografias em três dimensões, inédito no Brasil. Se trata de uma espécie de escultura a partir de uma foto que transforma a imagem em chaveiros, imãs de geladeira e até em relógios. O objetivo é encontrar um master franqueado no Brasil e abrir de três a cinco lojas até o fim do ano. O custo inicial para abrir uma loja é de 15.000 dólares (cerca de 34.500 reais) e a taxa de royalties e de marketing é de 50 dólares (115 reais) mensais.


Já a americana Battery Doctors trabalha com recondicionamento de baterias, em um processo exclusivo e patenteado. A empresa tem planos ousados para o mercado nacional. “Pretendemos abrir 20 lojas até o final do ano e a partir de 2007 cinqüenta novas unidades a cada ano”, comenta o gerente de franquias da marca, Abílio Silva. O público-alvo da marca são os pólos petroquímicos e empresas do setor automotivo. A empresa só se estabelecerá em cidades com mais de 150.000 habitantes e o investimento para abrir o negócio é de 25.000 euros (73.000 reais) mais 75 euros (219 reais) mensais de taxa de marketing e 80 euros (233 reais) de royalties.


A Videomania, rede espanhola de lojas de conveniência 24 horas, pretende abrir, no mínimo, 20 unidades no Brasil até o final de 2007 e espera obter um crescimento anual de 10%. O investimento mínimo é de 19 mil euros e o retorno do investimento demora, em média três anos. “O Brasil é o segundo mercado mais importante do mundo em termos de oportunidade, atrás apenas dos Estados Unidos”, completou Jesus Climent, gerente de marketing da empresa. A Videomania está em 10 países, como Estados Unidos, Espanha e Itália, e conta com mais de 1.000 franquias em todo o mundo.

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