Fórum de turismo reforça vocação do Vale do Café

13 de junho de 2009 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: O Dia Online

Ministro Luiz Barretto ouviu pedido para revitalizar ramais ferroviários em Vassouras


Rio – Os prefeitos das cidades do Vale do Café estão apostando pesado no turismo e querem o apoio da União para alavancar mais essa atividade. Em debate sobre o desenvolvimento econômico e social do Sul Fluminense, eles reivindicaram ao ministro do Turismo, Luiz Barretto, investimentos que impulsionem o setor, fundamental para incrementar a geração de emprego na região. No encontro, realizado na Câmara Municipal de Vassouras, o ministro sugeriu que seja feito um projeto regional que integre os 13 municípios do Vale do Café: Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.


Anfitrião do evento, o prefeito de Vassouras, Renan Vinícius, pediu a revitalização das estradas ferroviárias do município e a restauração da casa do Barão de Vassouras, outro ponto turístico da cidade. Vinícius declarou que o fórum é uma grande oportunidade para analisar e discutir a questão do turismo no Vale do Café. “Essa é uma oportunidade de buscar ideias, soluções e investimento para o setor”, reiterou o prefeito, agradecendo o comparecimento dos presentes. Foi solicitada ao ministro do Turismo e ao vice-governador Luiz Fernando Pezão a criação de um Parque Nacional de Café, na Fazenda Santa Mônica.


ESTRADAS REVITALIZADAS


Pezão observou a boa fase na liberação de recursos destinados ao setor, lembrando obras como as da estrada Capelinha-Mauá, em Resende; Paraty-Cunha; Rio Claro-Mangaratiba, atravessando a Serra do Piloto; de restauração na RJ-155, que liga Barra Mansa a Angra dos Reis, e Conservatória-Valença; e o Contorno de Conservatória.


Pezão frisou ainda, como ponto importante, a realização de projetos. “Antes não havia disponibilidade de recursos. Hoje, essa verba está sendo liberada, mas ninguém tem projeto. Coloco nossos técnicos à disposição e o que é preciso agora é elaborar projetos na busca de colocá-los na segunda fase do Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur)”, salientou o vice-governador.


O ministro ressaltou o valor histórico da região do ciclo do café, mas frisou que é preciso pensar no futuro dessas cidades. “Estive dialogando com os prefeitos da região e firmei um compromisso do ministério com eles. Percebi que os temas reivindicados são comuns de todas as cidades e sugeri que fosse feito um projeto regional”, declarou.


Barreto acrescentou que a meta é estender a estada dos turistas na região, e que para isso as cidades precisam trabalhar em conjunto. O ministro também informou que a região foi contemplada com quase R$ 50 milhões em recursos e citou que, para esse valor ser investido, é preciso ter um projeto e discuti-lo com o governo do estado.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.