Tecnologias podem ser utilizadas para incrementar a produção
A florada do café é uma das etapas mais importantes para que o produtor possa obter uma boa produtividade nessa cultura. Ela ocorre durante a Primavera, com o início das chuvas.
De acordo com o CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, as chuvas recentes favoreceram o início da florada para a safra 2019/2020, nas regiões de Mogiana (SP), Zona da Mata (MG), Cerrado e Sul Mineiro. No Noroeste do Paraná, e em outras regiões, por outro lado, os pesquisadores ressaltam que será necessário um maior volume de chuvas nos próximos dias para a abertura da floração.
Segundo Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento da Fertiláqua, o pegamento da florada é um dos principais fatores que determina o potencial produtivo do cafezal. Tecnologias com fins específicos para melhorar a fixação da flor do café devem ser utilizadas pelo produtor que almeja incrementar sua produtividade.
A solução da Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, para o momento da florada é o Flor, que atua na fisiologia da planta, com base de extrato de algas e aminoácidos específicos para esta fase. “A composição do Flor atenua os efeitos de estresses fornecendo estímulos e nutrientes essenciais para a maior fixação das flores no momento que a planta mais precisa.”, explica
O produto faz parte do Programa Construindo Plantas – PCP 360 que possui estímulos fisiológicos equilibrados para cada fase da planta, desenvolvendo lavouras com alto potencial produtivo, e construindo plantas mais eficientes.
“A produtividade do cafezal depende do estágio em que estamos acompanhando atualmente, sendo crucial dentro do sistema produtivo porque é agora que se dá início no desenvolvimento reprodutivo do café. Quanto maior fixação das flores, maior a quantidade de grãos”, esclarece o Hizuka.
Mais informações sobre as soluções para a cultura do café no website www.fertilaqua.com.