04/08/2009 – A florada do café conilon já começou no Espírito Santo. Os pés estão carregados e a expectativa é de uma boa colheita no ano que vem. Parte da plantação de seis hectares de conilon do agricultor Sérgio Locatelli está toda florida. Se para quem vê o que encanta é a beleza, para ele é a quantidade de flores.
São elas que definem a quantidade de grãos no final da colheita. E uma boa florada depende de alguns cuidados. “O essencial é a irrigação. Não se pode irrigar o café direto. Tem que irrigar na hora certa, com uma boa quantidade de água, para a planta poder se nutrir com alimento e com água”, explicou seu Sérgio. Em São Roque do Canaã tem quatro mil hectares de área plantada de conilon e mil de arábica.
Na maioria das propriedades a florada começa no final de julho. Em agosto, é a vez da segunda floração, que é determinante para o resultado da próxima safra, que acontece cerca de um ano depois. No município, as flores desabrocham até três vezes por ano. A colheita deve acontecer de maio a junho do próximo ano.
Então, como saber se está no caminho certo? Uma boa dica para o produtor é observar a plantação. “Há pés precoces, com bom enchimento de flores em toda a rama. Isso é o ideal e vai nos trazer uma colheita proporcionando uma melhor qualidade do café. Vamos colher o café todo maduro”, avaliou Aliamar Comério, agrônomo do Incaper.