Fispal Food Service proporciona contato mais próximo aos participantes

29 de junho de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 27/06/2007 17:06:13 - Feiras do Brasil

Expositores e visitantes da Fispal Food Service afirmam que a feira é o melhor momento do ano para encontrar clientes e parceiros, consolidando relacionamentos comerciais e abrindo possibilidades de novas parcerias.



Feira voltada para o setor de alimentação fora do lar, a Fispal Food Service é palco de encontro de um segmento econômico que em 2006 comprou da indústria de alimentos e bebidas R$ 43,6 bilhões. Para 2007, a expectativa é que este número alcance R$ 48,8 bilhões. Os corredores da feira – que acontece até amanhã, dia 28, no Expo Center Norte – têm permanecido lotados durante todo o horário de visitação (das 13 às 21 horas).


Para o gerente comercial da Titã Eletrocomerciais, Edinael Carlos Magalhães, a Fispal Food Service é uma vitrine para a empresa expor seus produtos tanto para profissionais e operadores do food service como para distribuidores de todo o Brasil. “Nesses dois dias de evento já fechamos negócios e temos outros em andamento. Esse ano a feira superou as minhas expectativas”, afirma. A Titã produz estufas e fornos elétricos com vitrine e sistemas de vapor que evitam o ressecamento dos alimentos.


Arthur Moscofian Jr., diretor do café Gourmet Santa Mônica, destaca a importância de eventos como este para conhecer o setor. “A gente fideliza mais o cliente com a nossa marca e toma conhecimento do mercado e dos equipamentos disponíveis”, explica. O café Gourmet Santa Mônica está lançando na Fispal o café orgânico e descafeinado em sachês.


Para Maria Eliza Bouzon, da Croydon, a participação na feira está apresentando resultados surpreendentes. “Nossa presença aqui é muito importante para a ratificação da marca. Nunca tínhamos participado e a decisão de vir para cá assustou nossos concorrentes”, disse.


Empresas alagoanas fazem negócios na feira


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, esteve ontem, dia 26, na Fispal Food Service para visitar os estandes de empresas locais, cuja participação tem o apoio do governo estadual. Conforme o secretário, o governador Teotônio Vilela Filho vem incentivando a participação de empresas e instituições do Estado em feiras importantes para o desenvolvimento de Alagoas. “Trouxemos seis grandes empresas: Água de Pituba, Produtos Coringa, Biscoitos D´Lícia, Mel de Abelha O Cortiço, Cachaça Brejo dos Bois e a Copra. Todas têm grande representatividade no desenvolvimento do nosso Estado”, disse.


De acordo com ele, as empresas alagoanas estão satisfeitas com os resultados da feira. “Para a minha alegria, elas estão realizando grandes negócios. O representante da Água de Pituba, por exemplo, disse que só uma das negociações que realizou já compensou ter vindo à feira. Isso prova a importância da Fispal para a integração e desenvolvimento dos negócios entre as empresas brasileiras e da América Latina”.


Sabores do Oriente buscam espaço no mercado


A exemplo do que já aconteceu em edições anteriores, indústrias do Oriente estão presentes na feira, dispostas a estabelecer suas marcas no mercado brasileiro. Este ano, Singapura trouxe à Fispal a empresa de chocolates premium Aalst, com estande na rua K/ 93. Criada há quatro anos, o intuito da empresa é se estabelecer no mercado brasileiro. A Korea Agro – Fisheries Trade Corporation, por sua vez, está voltando à Fispal com oito empresas daquele país. Uma das novidades de seu estande, na rua H/I – 113/114, é o suco de Aloe Vera, servido a todos os visitantes.


De acordo com o gerente do IE Singapore, Fernando Levy Bicudo, expor na Fispal é uma forma de identificar demanda, prospectar clientes e divulgar o produto. “A Aalst tem a qualidade e o padrão do chocolate europeu com um preço mais competitivo. Exportamos para diversos países e pretendemos entrar no mercado brasileiro até o Natal. A feira é fundamental para nos ajudar a construir a marca no Brasil”, ressalta.


O diretor de marketing da Korea Agro, Woon Do Ki, explica que o objetivo da participação coreana na feira é trazer para o Brasil e para a América do Sul os produtos de seu país. “Selecionamos os produtos mais apropriados ao paladar brasileiro. Queremos exportar e também divulgar a cultura da Coréia nos países sul-americanos”, afirma.


Comida oriental é prato do dia no Gourmet Show


As massas, com recheios e molhos da tradicional cozinha italiana, foram as estrelas do Gourmet Pasta – patrocinado pela Adria -, realizado ontem, dia 26, como parte da programação do Gourmet Food Service Show, evento que tem o patrocínio master da Nova Schin e da Nestlé FoodServices e cujo objetivo é aproximar operadores e a indústria. A atração de hoje, dia 27, são os pratos orientais. No Gourmet Oriental – patrocinado pela Marcomar – os concorrentes vão trabalhar com ingredientes como o arroz, camarão, kani e um peixe de carne branca (robalo, namorado, linguado ou garoupa).


Na competição de ontem, os concorrentes tiveram que preparar dois pratos de massa, sendo uma massa com recheio (lasanha, conchiglione ou canelone) e outra de grano duro (fusilli, farfalle, penne, tortiglione, spaghetti ou bavette), com molho de livre escolha Em cada um dos dias da feira acontecem duas competições: a primeira, entre estudantes, e a segunda, entre os profissionais de restaurantes, lanchonetes e padarias.


Para a competição de estudantes, que acontece todos os dias, a partir das 13h, foram convidadas quatro faculdades de gastronomia de São Paulo – Anhembi Morumbi, Senac SP, Unip e Hotec – que participam com equipes formadas por quatro alunos. Já a competição entre profissionais acontece também todos os dias, a partir das 16h, e reúne de quatro a cinco cozinheiros que atuam em restaurantes, lanchonetes ou padarias. O vencedor da competição de ontem foi o Beco do Bartô, de São Paulo.


Resultados da Copa de Pizzarias


Ontem, dia 26, no segundo dia da etapa final da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias, foram escolhidos mais três concorrentes ao título de Melhor Pizzaria do Brasil, que será concedido amanhã, quinta-feira, ao vencedor da grande final do concurso. Na etapa de ontem, foram selecionadas as pizzarias Marília, de Belo Horizonte (MG), em primeiro lugar; Di Mônaco, de Leme (SP), em segundo; e Pompéia Pizza Bar, de São Paulo (SP), em terceiro.


Alumínio no microondas: o fim dos mitos


O workshop “O uso de embalagens descartáveis de alumínio no microondas”, ministrado pelo representante do Comitê de Mercado de Embalagens Descartáveis da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Luiz Henrique Ranchin, e pela consultora de culinária para a ABAL, Sonia Wooten, desmistificou alguns mitos.


Ranchin contou que o mito sobre a impossibilidade do uso de embalagens metálicas no microondas surgiu tanto pela falta de informação como pela precariedade dos fornos de microondas mais antigos. Eles mostraram, porém, que atualmente não há mistérios. Depois das explicações teóricas de Luiz Henrique Rachin, a culinarista Sonia Wooten mostrou como se deve aquecer alimentos em embalagens de alumínio.


Ranchin destacou que a partir de 2007 todas as bandejas e embalagens têm espessura mínima de 60 microns, que as deixa mais resistentes e firmes para o manuseio.


Avaliação para uma dieta saudável


Os participantes da Fispal interessados em uma dieta saudável podem visitar o estande da Aberc (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas). Lá, na rua A/59, especialistas estão à disposição para fazer avaliação corporal e nutricional dos visitantes, durante todos os dias da feira. Nesta quarta-feira, a entidade realizará a final do Concurso Alimentos, criado para premiar trabalhos de pesquisa e/ou investigação técnico-profissional em alimentação. A apresentação dos trabalhos dos concorrentes acontece no Auditório 3, das 14h às 18h30. O evento contará ainda com uma palestra do especialista em microbiologia de alimentos e controle higiênico-sanitário, o dr. Eneo Alves da Silva Jr., que abordará o tema “Alimentação: uma questão de vida ou de morte”.


Qualificação, segredo do sucesso na gastronomia


O Simpósio “Os segredos do sucesso na gastronomia” promovido pela Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes (Abracohr) teve palestras rápidas e objetivas de cinco profissionais ligados ao setor gastronômico. “É preciso estar atento ao custo-benefício e a qualidade dos produtos. A gastronomia é uma atividade muito delicada. Além de comprar, precisamos nos preocupar com o armazenamento e com o prazo de validade do alimento”, destacou o presidente da Abracohr, Antônio Xavier Siqueira.


Na seqüência, o chef do Hotel WTC, Francisco Geraldo Frasson, falou a cerca do “Toque Mágico do Chef na Culinária e na Preparação do Menu”. Segundo Frasson, o trabalho em equipe, a integração dos funcionários e a manutenção dos alimentos são fundamentais para que tudo saia bem em uma cozinha. “Valorizo muito o trabalho da nutricionista, que acompanha todas as operações e controla a qualidade do resultado final”, comentou.


A nutricionista Carolina Barbosa discorreu sobre “A Importância da Nutricionista na Gastronomia”, lembrando que a presença desse tipo de profissional na alta gastronomia é recente, porém extremamente importante. Relatou que ainda há resistência dos chefs à presença do nutricionista em suas cozinhas. Entretanto, disse, este cenário está mudando.



Fonte: Mais Comunicação
 

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Feira voltada para o setor de alimentação fora do lar, a Fispal Food Service é palco de encontro de um segmento econômico que em 2006 comprou da indústria de alimentos e bebidas R$ 43,6 bilhões. Para 2007, a expectativa é que este número alcance R$ 48,8 bilhões. Os corredores da feira – que acontece até amanhã, dia 28, no Expo Center Norte – têm permanecido lotados durante todo o horário de visitação (das 13 às 21 horas).


Arthur Moscofian Jr., diretor do café Gourmet Santa Mônica, destaca a importância de eventos como este para conhecer o setor. “A gente fideliza mais o cliente com a nossa marca e toma conhecimento do mercado e dos equipamentos disponíveis”, explica. O café Gourmet Santa Mônica está lançando na Fispal o café orgânico e descafeinado em sachês.

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