26/06/2007 14:06:06 – Feiras do Brasil
Já no seu primeiro dia, a Fispal Food Service 2007 recebeu um número expressivo de visitantes interessados em novidades e conhecimentos que vão acelerar a evolução da alimentação fora do lar
Palestras sobre boas práticas nos serviços de alimentação, sobre o panorama do mercado de cafeterias e sobre branding e embalagem, além de muitas novidades em equipamentos e produtos desenvolvidos especialmente para o mercado de food service (alimentação fora do lar), foram algumas das atrações do primeiro dia da Fispal Food Service 2007, que vai até a próxima quinta-feira, dia 28, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira foi aberta ontem, dia 25, com uma entrevista coletiva a cerca de 25 jornalistas representantes de veículos de comunicação especializados ou não e contou inclusive com cobertura ao vivo de redes de televisão.
Para o fundador da Fispal, Ricardo Santos Neto, “a feira é uma oportunidade para as pequenas e médias empresas divulgarem seu trabalho”. Segundo ele, o Brasil ainda tem desafios a enfrentar para se tornar um país exportador de alimentos com valor agregado. “Há um novo conceito baseado em alimento e saúde e o Brasil tem que se preparar para vender sabores e marcas brasileiros”.
Na entrevista, o diretor comercial da Fispal, Marco Antonio Mastrandonakis, destacou a importância da feira para o segmento de alimentação fora do lar e citou alguns números significativos da atividade. Ele mostrou, por exemplo, que o food service comprou R$ 43,6 bilhões da indústria de alimentos e bebidas em 2006, 12,4% a mais do que em 2005. “No Brasil há 800 mil estabelecimentos comerciais dedicadas à alimentação fora do lar. O brasileiro gasta cerca de 25% do seu orçamento alimentar em comida fora de casa. E a previsão é que, em 13 anos, essa porcentagem se eleve para 45%”, acrescentou.
Atividade tem participação expressiva no turismo
O presidente executivo da Fispal, Flávio Corrêa, lembrou, durante a entrevista coletiva, o papel expressivo que a alimentação fora do lar tem no desenvolvimento do turismo nacional, setor de grande interesse para os investimentos do governo federal. “A atividade é a que apresenta o maior faturamento entre os segmentos que atuam no turismo, sendo que mais de 80% das empresas de alimentação dedicadas a atender turistas são de pequeno porte. Trata-se, portanto, de um segmento de elevado interesse social, que gera empregos e riquezas em todas as regiões do Brasil”, disse Flávio Corrêa.
Na feira estão reunidos cerca de 1.200 expositores, fabricantes de alimentos e bebidas e de equipamentos para cozinhas profissionais. A expectativa dos organizadores é de receber aproximadamente 60 mil visitantes. Estarão presentes instituições internacionais, da Coréia, Itália, Áustria, Bélgica, Estados Unidos, Malásia, Ucrânia, Cingapura e China, além de representantes de vários estados brasileiros.
Participaram também da entrevista a vereadora de São Paulo Miriam Athiê, o diretor de planejamento da café Editora, Caio Alonso Fontes, e o professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Fábio Mestriner. Para a vereadora Mirian Athiê, presidente da Comissão de Gastronomia e Lazer de São Paulo, São Paulo é uma cidade essencialmente gastronômica e “a Fispal projeta o país no setor food service e mostra aos outros países o que temos de melhor”.
Direto da Itália, novas linhas de produtos
Há 15 anos no Brasil, a empresa italiana Fabbri atua nos mercados de sorveteria e confeitaria e traz para a Fispal Food Service, este ano, seus novos xaropes. A representante da empresa, Sandra Barbosa, disse que a linha já existe no Exterior, mas o lançamento no Brasil está sendo feito na feira. São 15 linhas para cafeteria. Além disso, a empresa também trouxe 14 sabores de agregados para sorvetes. “A Fispal Food Service nos permite divulgar os produtos perfeitamente. Esta é a segunda vez que a empresa participa e esperamos um bom retorno”. No estande da empresa, localizado entre as ruas G e H 119/120, os visitantes podem provar os sorvetes com os agregados e também coquetéis.
Novidades pelo sexto ano consecutivo
Pelo sexto ano consecutivo na Fispal Food Service, a empresa Balanças Micheletti – com estande na rua B 60 – está na feira para mostrar seus produtos e firmar sua marca, buscando novas fatias do mercado. De acordo com a diretora financeira Mônica Micheletti, na Fispal a empresa consegue encontrar mais revendas e todo ano apresenta uma novidade. Nesta edição da feira, a balança Prima com etiquetadora é o destaque. “Ela é fácil de trabalhar, leve e com capacidade de armazenamento de mais de dois mil produtos”, explica Mônica, que espera fazer bons negócios.
Vodka da Ucrânia para o Brasil
A Olimp Corporation, uma das maiores fabricantes de bebidas alcoólicas da Ucrânia, está mostrando seus produtos pela primeira vez no Brasil. Para isso, escolheu a Fispal Food Service. Segundo a gerente de marketing da Olimp, Anastasiya Vishnyak, a empresa pretende entrar no mercado brasileiro porque o país é grande, com consumidores distintos, apreciadores de produtos diferenciados como a vodka produzida por eles. “A princípio, queremos exportar para o Brasil. Por isso, nosso interesse é conhecer distribuidores e a Fispal é importante para esse objetivo”. E completa: “Planejamos a exposição com meio ano de antecedência. A clareza do site e a equipe do marketing foram fundamentais para nós, de um país tão distante, expormos tranqüilamente no Brasil”. O tamanho da Fispal a surpreendeu: “Não imaginava que a feira era tão grande. Com certeza é uma das feiras mais importantes do setor”, diz.
Contato mais próximo com os clientes
A Tec Master, com estande na rua C/D 65-66, está presente na Fispal Food Service pela segunda vez e o foco da empresa é divulgar sua marca. Há 15 anos no mercado de equipamentos com tecnologia limpa, livre de químicos, a empresa está investindo, desde 2006, no mercado de câmaras frias, para refrigeração de alimentos. Um dos objetivos é divulgar esse trabalho e conquistar clientes de grande porte. Segundo o coordenador comercial da Tec Master, Pablo Frota, a Fispal é importante para a conquista de novos clientes. “Aqui, podemos ter contato com os visitantes e também com os próprios expositores. Para nós não é só público que interessa. Algumas empresas expositoras são potenciais clientes e essa proximidade já rendeu contatos importantes no ano passado. A expectativa é que esse ano aconteça o mesmo”, comenta Frota.
Público lota arena do Gourmet Food Service Show
Com a arena lotada de espectadores, alunos das faculdades Anhembi-Morumbi, Senac, Unip e Hotec e também profissionais de seis churrascarias participaram ontem do primeiro dia do Fispal Gourmet Show, dedicado a pratos produzidos com carne. O evento é patrocinado pela Nova Shin e pela Nestlé FoodService e tem por objetivo aproximar operadores do food service e a indústria de alimentos e bebidas, contribuindo para a disseminação de novas técnicas e conhecimentos.
Conforme um dos organizadores, Valter Jarocki, o Gourmet Show valoriza os vários canais do food service. “Na feira, estaremos trabalhando com os segmentos de carne, de massas, culinária oriental e sanduíche. Eles são representativos no mercado”. Hoje, dia 26, será realizado o Gourmet Pasta. No dia 27, será realizado o Gourmet Oriental, quando os participantes vão trabalhar com receitas da cozinha do Oriente. No último dia do evento, 28, será a vez do Gourmet Sanduíche.
A cada dia os alunos das faculdades participam de uma categoria e concorrem a estágios em restaurantes renomados e a um prêmio de R$ 1.000. O resultado final será dia 28, último dia do evento. Já os competidores profissionais conhecem os resultados no mesmo dia da sua participação. Ontem, o restaurante vencedor do Gourmet Carne foi o Estación Sur, de São Paulo. A avaliação dos resultados leva em consideração apresentação, sabor, fidelidade à receita e criatividade.
Grande final da Copa Brasileira de Pizzarias
A etapa final da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias começou ontem, dia 25, no primeiro dia da Fispal Food Service 2007, com a efetiva participação do público, que além de provar algumas pizzas também respondeu a perguntas e ganhou prêmios. Com a apresentação de pizzaiolos de diferentes estabelecimentos, escolhidos nas etapas regionais da competição, o evento tem como objetivo destacar um dos segmentos da gastronomia que mais crescem no País.
O local da competição conta com um forno a lenha com capacidade para assar 10 pizzas e arquibancada para que o público assista e participe. Ao final de cada dia, três finalistas profissionais se classificam para a grande final, que acontecerá no último dia de feira. O vencedor ganhará uma viagem para a Itália com acompanhante. Os vencedores de ontem foram La Gloria (SP), em primeiro lugar, Pizza Max (SP), em segundo, e Fiammetta (RJ), em terceiro.
Embalagem e o valor da marca
A coordenadora do Comitê de Design da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Gisela Schulzinger, falou ontem, numa das sessões de palestras promovidas na feira, sobre os valores de marca e a importância do desenvolvimento da embalagem. “O consumidor compra vivência e promessas quando opta por determinada marca. Dessa forma, é fundamental, na hora de conceber uma embalagem, saber para quem este produto está sendo direcionado. Além das funções básicas de proteger, transportar, acondicionar, a embalagem gera impacto e atrai o consumidor, agregando percepção dos valores de marca”, explicou Gisela. Segundo ela, é preciso desenvolver o design a partir de pesquisas e reflexões. “Pensar na cor, forma, tipografia e grafismos é essencial na hora de criar embalagem”, afirmou.
A importância da segurança alimentar
Os participantes do evento promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), intitulado “Boas Práticas em Serviços de Alimentação: A Visão Gerencial”, vão receber certificados de participação, concedidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O curso teve início nesta segunda-feira, dia 25, no Auditório 3, e será encerrado hoje, 26, a partir das 17 horas, no mesmo local.
Ministrado por Marco Amatti, diretor técnico da Abrasel, o curso apresenta questões importantes da Segurança de Alimentos. De acordo com Amatti, é necessário motivar funcionários para que as normas de segurança, saúde e higiene sejam sempre cumpridas nos estabelecimentos comerciais. Para isso, é importante ter treinamento constante, afirmou.
Amatti relembrou casos de intoxicação alimentar que tiveram destaque na imprensa e informou que as regiões Sul e Sudeste apresentam os maiores índices de doenças transmitidas por alimentos (DTA). Mas ele explica que o elevado índice de casos pode estar relacionado com o número de notificações, que só acontecem em casos graves e quando a intoxicação é fora do lar. A cada quatro casos de DTA apenas um acontece em situações de alimentação fora do lar, afirmou. Informações (11) 5694-2666