Filipinas: serão plantados 40.000 hectares de café

26 de setembro de 2007 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: 25/09/2007 21:09:04 - Centro de Inteligência do Café

Agências governamentais regionais em Cordillera, nas Filipinas, estão planejando desenvolver 40.000 hectares de plantação de café arábica na região nos próximos oito anos. Patricio Ananayo, chefe da divisão de assistência de marketing e agricultura do Departamento de Agricultura, disse que a ação é uma resposta ao Plano Nacional do Governo de gerar pelo menos 10 milhões de empregos. Espera-se que a implantação de 40.000 hectares de plantação de café arábica gere 40.000 novos empregos até 2015, ele acrescentou.


Ananayo disse que o café arábica foi escolhido para o programa por causa do potencial da região para a produção de grãos de qualidade. O Programa de Desenvolvimento do café Arábica (CADP) é liderado pelo Departamento de Agricultura com o apoio de outras agências tais como os departamentos de comércio, meio ambiente e reforma agrária e a Comissão Nacional das Pessoas Indígenas.


Espera-se que estas agências realizem intervenções, tanto técnicas quanto financeiras, para concretizar os objetivos do programa. O plano de desenvolvimento busca aumentar a produção média de café arábica de 700 gramas para 1.500 gramas por pé de café.


“Isto é o nosso compromisso para contribuir com a geração de empregos e a segurança alimentar,” disse Ananayo. Espera-se que o setor agrícola gere seis milhões de empregos dos dez milhões previstos na agenda da presidenta Gloria Macapagal-Arroyo.


 


____________________________


Tradução: Centro de Inteligência do café.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.