Filipinas planeja expansão de 10.000 ha por ano na produção de café

28 de novembro de 2008 | Sem comentários Comércio Exportação

Em Filipinas, a produção de café continua inferior a demanda. O país importa aproximadamente 583 mil sacas de 60 kg por ano, correspondendo ao valor de cerca de US$71,3 milhões (P3,5 bilhões).


Rebecca B. Gacayan, processadora de café na província de Sultan Kudarat, tem incentivado os produtores a plantarem café e também a tirarem proveito do alto preço da commodity.


Citando dados da Nestlé Philippines, Inc., Gacayan ressaltou que o consumo interno anual está estimado em mais de 1 milhão de sacas de 60 kg, valores que ultrapassam muito a quantidade total produzida pelo país, que está em torno de 500 mil sacas de 60 kg.


“Através do cultivo do café, o produtor terá um retorno financeiro superior aos de outras culturas de alto valor, como por exemplo, a cultura de frutas. Depois de 18 meses, o café está pronto para ser colhido. Há muito dinheiro na produção de café”, disse Gacayan, durante um evento organizado pelo Departamento Regional de Comércio e Indústria.


Mindanao tem área suficiente para aproximadamente 70% dos 10.000 hectares projetados como expansão anual do país. A demanda filipina de café está crescendo em torno de 2% ao ano, e espera-se que até 2015, o consumo atinja cerca de 1,25 milhão de sacas de 60 kg, afirmou Gacayan.


Grande parte da produção de café nas Filipinas está confinada em Mindanao, com um volume de cerca de 293 mil sacas de 60 kg no ano passado. A produção de café de Luzon foi de 149 mil sacas, enquanto que em Visayas, a produção foi de 33 mil sacas no mesmo período.


Em Mindanao, cerca de 54.040 hectares correspondem à área de cultivo de café, sendo a província de Sultan Kudarat é líder entre estes, acrescentou Gacayan.


Segundo informações vindas de relatórios da região Mindanao, a província de Sultan Kudarat possui uma área plantada de café de 15.500 hectares, com um volume de produção de cerca de 88 mil sacas. Em seguida, vem a província de Bukidnon, que possui 7.200 hectares de área plantada, com uma produção de aproximadamente 42 mil sacas.


Em 3º lugar está a província de Lanao del Sur, na região Autônoma Muçulmana de Mindanao, possuindo 6.500 hectares de área de cultivo e uma produção de cerca de 28 mil sacas.


Atualmente existem 2 viveiros de mudas de café na região, somando 50 hectares, com 447 produtores.


Pacita U. Juan, vice-presidente da Philippine Coffee Board e diretora-executiva da Figaro Coffee Systems, disse que a Nestlé Philippines possui planos de ampliar a área de plantação de café em 5.000 hectares por ano, em Mindanao.


Segundo Juan, parte do país ainda necessita importar café do Vietnã e da Tailândia. Ela observou que Mindanao é uma região ideal para o cultivo de café, pois não existe a incidência de furacões nesta região.


As informações partem de agências internacionais.
Café e Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.