Eventos trazem programação gratuita de conteúdos técnicos para produtores rurais
Foram abertas, oficialmente, nesta terça-feira (29), a 17ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) e a 3ª Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, no Centro de Eventos de Jacarezinho.
A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades e lideranças do Paraná. Conteúdos técnicos, oficinas, rodadas de negócios, leilão e concurso de cafés especiais, além de exposição de produtos diferenciados da região são parte da programação gratuita, que vai até quinta-feira (31).
O público-alvo dos eventos são produtores rurais, profissionais do agronegócio, empresas, indústrias de alimentos, torrefações, cafeterias, compradores nacionais e internacionais.
Em pauta, conteúdos relacionados à produção de orgânicos com foco em mercado; comercialização de hortifruti; fruticultura; produção de queijos; manejo da alfafa; profissionalização da apicultura. “Cafeicultura e a nova realidade climática” e “Tendências de Mercado para os Cafés Especiais no Mundo” serão temas de painéis voltados para os cafeicultores.
O presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Paulo Frasquetti, contou que, em 2024, a Acenpp participa das feiras com um estande próprio para divulgar a Indicação Geográfica (IG) dos cafés especiais da região, com o objetivo de convidar mais cafeicultores a integrar o projeto. Hoje, a associação conta com 30 propriedades rurais cadastradas em dez municípios.
“Vamos distribuir uma cartilha sobre a padronização da produção, com as normas e o caderno de especificação técnica, para que mais produtores possam aderir ao selo. A IG nos traz visibilidade e uma remuneração maior”, afirmou.
Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, lembrou o início do trabalho pela busca das Indicações Geográficas no Paraná, quando foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, entre 2007 e 2008.
“Isso começou lá atrás e hoje temos esse grande evento e produtos com maior valor agregado. E aqui, além do café, temos também os orgânicos com mais de 350 certificações na região e acredito que podemos trabalhar para ampliar esse cenário”, resgatou Piana, lembrando que o Governo do Estado utiliza produtos orgânicos na alimentação escolar.
Na sua fala, Piana fez uma convocação para a criação de um conselho de desenvolvimento regional, a fim de fortalecer o território, planejar, articular e auxiliar na captação de investimentos para o norte pioneiro do Paraná.
O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, considera que os eventos são uma amostra do que é produzido e integra o norte pioneiro.
“Aqui, tem o melhor do norte pioneiro, as ações, o trabalho dos produtores, o apoio das instituições, do governo, que consolidam cada dia mais nossa região e que ajudam a transformar a agricultura e a economia com produtos diferenciados”, pontuou.
Sobre a proposta do vice-governador, Darci Piana, o prefeito disse ser viável e importante.
“Não é só possível, como é uma pauta que podemos ter na Amunorpi [Associação dos Municípios do Norte Pioneiro]. Porque, quando a gente une esforços para pensar juntos numa grande governança, todo o território é abraçado e você tem condições de trilhar ações de médio e longo prazo”, projetou.
Ficafé e Feira Sabores 2024
A Ficafé é um dos maiores eventos de inovação em cafés especiais no Brasil e, desde 2022, é realizada em conjunto com a Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, que reúne outros produtos certificados e especiais da região.
Os eventos são promovidos pelo Sebrae/PR, Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. A programação completa está disponível no site: https://www.ficafe.com.br/.