Torrefadoras de todo o Brasil estão dando início a mais um Festival do Café no Inverno. Em ações compartilhadas com o varejo, principalmente supermercados, panificadoras e cafeterias, as indústrias aproveitam a estação mais fria do ano, quando o consumo chega a crescer entre 10% e 15%, para promover o produto e divulgar novas receitas e formas de preparo da bebida. A ação é coordenada pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, que disponibiliza aos associados diversos materiais gráficos para impressão, de pequenas réguas para decoração de gôndolas a cartazes, anúncios e outdoors.
“Esta é mais uma iniciativa visando ao aumento do consumo no mercado interno”, diz Almir José da Silva Filho, presidente da entidade. A meta é fechar 2010 com um volume de 19,31 milhões de sacas industrializadas e vendas de R$ 7,1 bilhões. Em 2009, as torrefadoras processaram 18,39 milhões de sacas e obtiveram uma receita estimada em R$ 6,8 bilhões. O objetivo da ABIC é chegar aos 21 milhões de sacas em 2012, volume com o qual o Brasil, que já o maior produtor e exportador mundial, poderá passar de segundo para primeiro lugar no ranking dos maiores países consumidores de café do mundo, posição tradicionalmente ocupada pelos Estados Unidos.
Nos próximos dias, no site da ABIC – www.abic.com.br – serão relacionadas as ações que as empresas promoverão até o final de agosto, quando termina a promoção. Também será realizado um concurso nacional de Receitas de Drinques à base de Café, com ou sem álcool. Um hot site está sendo desenvolvido e nele os baristas e apaixonados por café poderão inscrever suas receitas exclusivas e participar do certame. A votação será aberta ao público e as quatro melhores escolhidas serão avaliadas por uma equipe de especialistas, no Centro de Preparação de Café do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo.
O júri técnico levará em consideração a combinação dos ingredientes, o sabor acentuado do café (que deve prevalecer sobre os demais), e a apresentação final. Como prêmio, os primeiros colocados ganharão 5 quilos de cafés da Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, um exemplar do Guia ABIC de Qualidade dos Cafés do Brasil e um exemplar do Guia do Barista – da Origem do Café ao ‘Espresso’ Perfeito, de Edgard Bressani.
Com essas promoções, a ABIC quer que as indústrias interajam com o varejo e com os consumidores, mostrando que, assim como a Páscoa é a época do chocolate, o inverno é a temporada do café, uma bebida que aquece, desperta, anima e espanta a preguiça, seja em casa ou no trabalho.