20/01/2014
Moscou – A russa Uralkali acertou a venda de 700 mil toneladas de potássio para o consórcio Chinese National Agricultural Means of Production Group, por US$ 305 a tonelada. O produto será entregue durante o primeiro semestre de 2014.
O negócio deve diminuir as incertezas no mercado global de potássio, segundo analistas. Os preços caíram mais de 25% desde meados do ano passado, quando a Uralkali encerrou sua parceria com a Bielo-Rússia e pôs fim a um cartel informal no setor.
“Os contratos entre a Uralkali e as companhias chinesas claramente mostram uma demanda crescente”, disse Oleg Petrov, diretor de vendas e marketing da Uralkali.
A China é o maior consumidor mundial de potássio, e contratos assinados com empresas do país costumavam servir como referência para os preços no mercado global.
Ao encerrar sua parceria com a Bielo-Rússia, em julho, a Uralkali disse que planejava adotar uma estratégia de priorizar volumes em vez de preços. No ano passado, a produção da companhia aumentou 10%, para 10 milhões de toneladas. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: Agência Estado