Ferramentas para gestão de riscos na cafeicultura será discutida no 14º Fórum de Mercado e Política do Café

Conduzir os cafeicultores e profissionais do agronegócio café a compreenderem melhor os mecanismos da cadeia produtiva cafeeira é um dos objetivos do 14º Fórum de Mercado e Política do Café. O evento acontecerá dia 30 de maio, a partir das 8h30, no Centro de Excelência do Café, em Patrocínio, munícipio maior produtor de café do país.
O Fórum é promovido pela Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio – e, segundo o presidente Marcelo Queiroz, o evento é direcionado aos produtores da Região do Cerrado Mineiro. “O Fórum proporcionará uma visão diferenciada do mercado, tendências e novidades do setor. Estaremos mais bem informados para o período de colheita e comercialização do produto”, destaca o presidente.

A programação prevê uma apresentação do presidente do Conselho Nacional do Café, deputado federal Silas Brasileiro. Brasileiro irá destacar as ações e medidas governamentais esperadas para o período e, o trabalho das instituições representativas da categoria junto ao governo. 
A Federação dos Cafeicultores do Cerrado destacará suas principais atividades desenvolvidas, como o lançamento internacional da Região do Cerrado Mineiro na SCAA 2014, ocorrida recentemente em Seattle, nos Estados Unidos. Segundo o presidente Francisco Sérgio de Assis, a intenção é mostrar aos produtores e participantes do Fórum, o diferencial e a geração de valor para cada um deles com a conquista da denominação de origem.

Em outro momento, produtores e técnicos que participaram de missões à Colômbia, Costa Rica e Vietnã, irão compartilhar o que consideram pontos importantes de dificuldades e aprendizado com estas regiões produtoras de café. O benchamarking será um momento de preparação dos presentes para o painel sobre mercado e economia com Bruno Martin.

Martin é economista especializado em finanças e gestão de risco. Com mais de 15 anos de experiência no agronegócio, já atuou em diversas cadeias do setor. Ele fará uma análise da oferta e demanda do mercado de café e um prognóstico de preços e exemplos de instrumentos de gestão de risco, ferramentas que poderão auxiliar os produtores nas tomadas de decisões. O palestrante representa a Amius, empresa multinacional inglesa de soluções OTC, que auxilia produtores, exportadores e consumidores a diminuir seus riscos de preços de commodities agrícolas e flutuações de câmbio. Em seguida, convidados e o público poderão debater com o palestrante.

Para finalizar, Paulo Alexandre Dawibida, da Mapfre, irá explanar sobre as opções de seguro cafezal. Uma modalidade de proteção da safra e lavoura para os produtores.
O 14º Fórum de Mercado e Política do Café encerrará com um almoço e showroom de máquinas e implementos agrícolas por empresas parceiras. As vagas são limitadas e os convites podem ser adquiridos na Acarpa, à Rua Marechal Floriano, 72, em Patrocínio. Contatos pelo (34) 3831-8080 ou contato@acarpa.com.br, com Lena ou Eliane.


Empresas parceiras do evento:
                                           
Amius, Agrocafé, Cafebras, Colhefort, COOPA, Ebba Maguari, Expocaccer, Floema, Investbras, Jacto, Mafre, Maqnelson , Mecaniza, Motominas, Olimaquinas Tratores  e LS Tratores, Sicoob Coopacredi, Tracan Case e Valmáquinas.


Programação


08h30 – Café de Boas Vindas


9h – Abertura
Marcelo Queiroz – Presidente Acarpa
Francisco Sérgio de Assis – Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado
Autoridades


9h30 – Ações Governamentais para Cafeicultura
Presidente do Conselho Nacional do Café – Dep. Federal Silas Brasileiro


10h – Diferencial e geração de valor pela Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro
Francisco Sérgio de Assis – Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado
Juliano Tarabal – Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado


10h30 – Benchamarking – O que podemos aprender com Colômbia, Costa Rica e Vietnã
Gustavo Ribeiro – Fazenda Congonhas
Osmar Pereira Nunes Júnior – Fazenda Freitas
Caio Eduardo Lazarini Garcia – Engº Agrº e técnico do Educampo Café
Marco Antônio de Castro – Trade Expocaccer


11h – Breve análise da oferta e demanda do mercado de café, prognóstico de preços e exemplos de instrumentos de Gestão de Risco
Bruno Martin e convidados.
Economista especializado em finanças de gestão de risco. Representante da Amius Ltda no Brasil


12h – Proteção para os Cafeicultores através do Seguro Cafezal MAPFRE
Apresentação Paulo Alexandre Dawibida – Gerente Executivo


12h30 – Encerramento com almoço


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.