FENICAFÉ: Única cultura agrícola que tem um banco é o café, afirma CNC

22 de março de 2017 | Sem comentários Comércio Mercado Interno
Por: Com Fábio Rübenich - Agência SAFRAS

Araguari – O presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro, que esteve presentes no primeiro dia da 22ª edição da Fenicafé, exaltou o fato do café ser a “única cultura agrícola que possui um banco”, referindo-se ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), que disponibiliza recursos oriundos do Tesouro Nacional para financiamento do custeio, colheita, estocagem e comercialização da safra.

“Os orçamentos do Funcafé aumentam a cada ano e passaram a ser progressivos, alcançando valores muito significativos. Ainda não alcançamos a marca de seis bilhões de reais, mas já estamos chegando perto de cinco bilhões”, apontou.

No entanto, a liberação efetiva dos recursos é uma preocupação do CNC. “Para 2017, já foi aplicado 80% do orçamento do Funcafé. Há ainda um bilhão de reais disponível, dinheiro que será destinado principalmente para aqueles cafés que chegam mais cedo ao mercado. A colheita do conilon está começando na Bahia, Espírito Santo e em Rondônia. Até mesmo alguns produtores aqui do cerrado antecipam a safra. Assim, os recursos são para os grãos que serão colhidos mais cedo e que não serão colocados imediatamente no mercado. Às vezes, o produtor tem que pagar mão de obra semanalmente e acaba vendendo o café a qualquer preço… Então esse recurso está disponibilizado para o produtor colocar o café em um armazém e esperar um momento mais apropriado para comercializá-lo. Sei que os exportadores precisam de café, mas peço um pouco de paciência para esse café ser exportado com um pouco mais de valor agregado”.

Fenicafé – A feira é uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil. Este ano, a feira acontece de 21 a 23 de março de 2017, no Pica Pau Country Club, em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.