Segundo ele, permanentemente há críticas e notícias sobre o volume de café a ser colhido.
Durante a (Fenicafé 2018), que ocorre até amanhã em Araguari, no Triângulo Mineiro, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, falou sobre algo “que mexe com todos nós”, as estatísticas.
Segundo ele, permanentemente há críticas e notícias sobre o volume de café a ser colhido. “Uma hora um volume muito alto; outra hora diminui-se esse volume… Mas estão sempre especulando em cima deste número”, disse.
No próximo dia 11 de abril, o CNC realizará seminário em Brasília sobre estatísticas, com a presença dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, do Itamaraty e da Organização Internacional do Café (OIC), através de seu diretor-executivo José Setti.
“Vamos tratar de algo especial, estatísticas, para podermos dar confiabilidade aos números que são anunciados, para que se evite essas especulações, que são permanentes e que só prejudicam nossos produtores”, assinalou.
Fenicafé – A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.
Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento acontece até quinta-feira(15), no Pica Pau Country Club em Araguari, no Triangulo Mineiro. (Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS)