fonte: Cepea

“Fenicafé é o espaço ideal para discutirmos o presente e desenharmos o futuro da nossa cafeicultura”, afirma presidente da ACA

Claudio Morales Garcia abriu a cerimônia com um discurso emocionado, marcado por reconhecimento histórico e otimismo quanto ao futuro

A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, voltou a ser o centro das atenções da cafeicultura nacional nesta segunda-feira (07/04), com a abertura oficial da 28ª edição da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura. O evento, considerado o maior do país voltado ao café irrigado, acontece até o dia 10 de abril e reúne produtores, pesquisadores, técnicos, empresas e apaixonados pelo café de todo o Brasil.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Claudio Morales Garcia, abriu a cerimônia com um discurso emocionado, marcado por reconhecimento histórico e otimismo quanto ao futuro.

“É uma honra estar aqui hoje, abrindo oficialmente mais uma edição da Fenicafé. E não é qualquer edição! Este ano celebramos a 28ª Fenicafé e, junto a ela, os 40 anos da Associação dos Cafeicultores de Araguari – a nossa ACA”, destacou.

Morales relembrou a trajetória de quatro décadas da associação, fundada por produtores visionários que apostaram no associativismo, na pesquisa e na inovação para transformar a cafeicultura da região.

“Foi essa visão que nos trouxe até aqui, consolidando Araguari como referência nacional em café irrigado. Hoje, temos orgulho em dizer que quase 100% das lavouras do nosso município são irrigadas. Isso não é apenas um número, é um símbolo da resiliência e da capacidade de adaptação dos nossos cafeicultores”, reforçou.

A programação deste ano traz temas essenciais para o momento atual da cafeicultura, como inovação na irrigação com foco no uso racional da água, novas estratégias para melhorar a qualidade da bebida, mercados emergentes e, principalmente, a sustentabilidade como eixo central da produção.

“Nunca foi tão importante falar sobre isso. O mundo do café passa por desafios climáticos, novas exigências de mercado e uma evolução constante no consumo. Temos que estar preparados, e a Fenicafé é o espaço ideal para discutirmos o presente e desenharmos o futuro da nossa cafeicultura”, pontuou o presidente da ACA.

A Fenicafé 2025 traz como slogan “Conecte-se ao futuro da cafeicultura”, e promete dias intensos de aprendizado, negócios e troca de experiências. O evento reafirma o protagonismo de Araguari na cafeicultura nacional e reforça o compromisso da ACA em cultivar não só café, mas também ideias, conexões e inovação.

Assessoria de Comunicação da Fenicafé

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.