Com o tema “Previna-se: Quem Investe em Irrigação Colhe Mais”, será realizada entre os dias 25 e 27 de março, em Araguari, no Triângulo Mineiro, mais uma edição da Fenicafé – que reúne três grandes encontros: o XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada; XIV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado e a XII Feira de Irrigação em Café do Brasil.
O evento tem por objetivo divulgar a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do cerrado brasileiro. Tendo como público alvo, produtores, empresários, comunidade científica, estudantes e comerciantes ligados à cafeicultura brasileira, o Fenicafé espera o mesmo sucesso de 2008, quando reuniu um público estimado na ordem 17 mil pessoas ao longo de todo o evento, representando 150 cidades de 12 estados Brasileiros. Os negócios realizados no recinto da Feira totalizaram o montante de R$ 28 Milhões, podendo este número ser superior com o avanço das negociações, pois, inúmeros contactos foram estabelecidos.
O evento é uma realização da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) – Café do Cerrado Brasil e conta com o apoio da Embrapa/Café – Prefeitura Municipal de Araguari e Sebrae/MG.
De acordo com os organizadores, 45 expositores ocupam os 85 stands da feira, que além de cursos e palestras reservam muitas atrações aos participantes; sem contar na rede hoteleira da região que já tem todos os seus leitos reservados para receber os visitantes.
Presenças ilustres
Estimam-se também cerca de 2.500 inscrições para as palestras, seminários e workshops, entre produtores, técnicos, pesquisadores e lideranças do agronegócio. É a oportunidade para os cafeicultores e técnicos tomarem conhecimento dos resultados das pesquisas e também apontar demandas para novos estudos. Por possibilitar um melhor aproveitamento de terras aparentemente inaproveitáveis para a agricultura e reduzir os riscos de quebra de safra, a irrigação é a tecnologia que tem despertado maior interesse para investimentos. Dos cinco bilhões de pés de café brasileiros, 10% são irrigados, representando em torno de 22% da produção nacional. Em Araguari, sede do evento, cerca de 90% das lavouras são irrigadas.
A abertura da Fenicafé está marcada para às 9:00h do dia 25/03 e várias autoridades do setor já confirmaram presença no evento. Entre eles, podemos destacar o secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Gilman Viana, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), Manoel Bertone e o Gerente Geral da Embrapa, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca.
Já no hall dos palestrantes estão: José Braz Matiello; Prof. Dr. Luiz Carlos Molion; Prof. Dr. Roberto Testezlaf; Prof. Dr. Cláudio Pagotto Ronchi; Prof. Dr. Antônio Teixeira de Matos. O evento tem por objetivos a discussão e a divulgação de técnicas e pesquisas relacionadas à cafeicultura irrigada,
Crise, política, técnica e treinamento
A programação da Fenicafé aliou aspectos políticos e econômicos ligados à agricultura, técnicas de irrigação e manejo da lavoura e até dicas de motivação para os empreendedores. O professor José Luiz Tejon; diretor do Núcleo de Agronegócios da ESPM; presidente da TCA Internacional; membro do Conselho de Administração da Fertion, conselheiro do PENSA da USP, fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, abrirá a programação com a “Mundial: Reflexos e Superação no Agronegócio”. Carlos Brando, da P&A Marketing também fala sobre a crise. Ele falará sobre os “Novos Cenários da Cafeicultura Frente à Crise Mundial”.
No contexto de “Projetos e Manejo da Irrigação no Novo Cenário de Cobrança Pelo Uso da Água”, o coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada da Embrapa Café e professor da Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Dr. André Luís Teixeira Fernandes, falará sobre o assunto e ainda irá apresentar uma comparação de custos de produção entre café irrigado e de sequeiro.
Responsabilidade Ambiental
A ACA, organizadora do Fenicafé, membro do Caccer, preocupa-se com o meio ambiente. Durante o todo, o ano a associação orienta todos os cafeicultores a trabalharem de forma sustentável tentando cada vez mais otimizar processos, garantindo a sustentabilidade da produção.
As emissões de Gás Carbônico (CO²) emitidas para a atmosfera em decorrência do Fenicafé serão contabilizadas e neutralizadas com o plantio de árvores nativas.
“Esperamos dar o exemplo para todos os envolvidos diretos ou indiretos, para que trabalhem cada vez mais viabilizando o futuro, e garantindo condições de conservação do planeta Terra”, salienta a Comissão Organizadora Fenicafé.
O Fenicafé acontece de 25 a 27 de março no Pica-pau Country Clube, em Araguari. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.fenicafe.com.br (Ascom Fenicafé – LR)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
QUARTA-FEIRA 25 DE MARÇO DE 2009
08h00min – Inscrições e Recepção – Entrega dos Crachás e Pastas
09h00min – Solenidade de Abertura
11h00min – Crise Mundial: Reflexos e Superação no Agronegócio Palestrante: José Luiz Tejon Professor de Pós Graduação da FGV – São Paulo. Diretor do Núcleo de Agronegócios da ESPM. Presidente da TCA Internacional. Membro do Conselho de Administração da Fertion, conselheiro do PENSA da USP, fundador e conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.
12h00min – Almoço
13h30min – Panorama das Principais Regiões Cafeeiras do Brasil Palestrante: José Braz Matiello – Pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Fundação Procafé.
15h00min – Detalhes da Aplicação Eficiente de Produtos Químicos (Pulverização) Palestrante: Luis César Pio – Especialização em Proteção de Plantas pela UFV/MG; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/ Faeca e Fundador da HERBICAT.
16h30min – Coffee Break e Visita aos Stands
17h15min – O que mudou na vida do cafeicultor após o Educampo? Sebrae/Educampo
QUINTA-FEIRA 26 DE MARÇO DE 2009
08h00min – Abertura do XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada – Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada da Embrapa Café; Dr. Helvécio Matanna Saturnino – Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; Carlos Corrêa Afonso – Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari; Dr. Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca – Gerente Geral da Embrapa Café.
08h30min – Projetos e Manejo da Irrigação no Novo Cenário de Cobrança Pelo Uso da Água – Palestrante: Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada da Embrapa Café.
09h30min – Coffee Break e Visita aos Stands
10h15min – Tratamento da Água para Fins de Irrigação. Palestrante: Roberto Testezlaf – Doutor em Agricultural Engineering pela Oklahoma State University (USA, 1985), Pós-Doc pela University of Florida, (USA,1996), Prof. Dr. Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP.
12h00min – Almoço
14h00min – Uso Sustentável de Nutrientes na Cafeicultura – Palestrante: Egídio Arno Konzen – Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMPRAPA.
15h30min – Coffee Break e Visita aos Stands
16h15min – Fisiologia do Conilon Irrigado – Palestrante: Prof. Dr. Cláudio Pagotto Ronchi – Doutor em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela UFV, Professor da UFV – Campus Rio Paranaíba
17h30min – Aquecimento Global Mitos e Verdades. Quais os Efeitos Para a Agricultura? – Palestrante: Prof. Dr. Luiz Carlos Molion – PhD em Meteorologia,U. Wisconsin (USA, 1975), Pós-Doc no Inst. de Hidrologia (Inglaterra, 1982), Membro do Inst. de Estudos Avançados de Berlin (Alemanha, 1990), Prof. e Diretor do Inst. de Ciências Atmosféricas – UFAL
SEXTA-FEIRA 27 DE MARÇO DE 2009
08h00min – Dinâmica da Acidez em Solos Cultivados com Café. Palestrante: Dr. Bernardo Van Raij – Doutor em Agronomia na Cornell University ( EUA, 1971), Pós-Doc pela Agricultural University Wageningen, Holanda(1968), Professor da USP, Pesquisador do Inst. Agronômico de Campinas.
09h00min – Sistema AP Romero – Utilização Integrada do Gesso Para Altas Produtividades no Café Palestrante: Alessandro de Oliveira – Consultor em Cafeicultura.
10h00min – Coffee Break e Visita aos Stands
10h45min – Evoluções da Nutrição do Cafeeiro (Calagem, Gessagem, Adubação Orgânica, Fosfatagem) Palestrante: Roberto Santinato – Eng. Agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Procafé
11h45min – Debate:Bernardo Van Raij, Alessandro de Oliveira e Roberto Santinato Mediador: Eng. Agrônomo Eduardo Mosca, Consultor, Diretor da ACA
12h30min – Almoço
14h00min – Novos Cenários da Cafeicultura Frente à Crise Mundial – Palestrante: Carlos Henrique J. Brando; P & A Marketing
15h00min – Como Economizar na Nutrição do Cafeeiro Utilizando Resíduos – Palestrante: Prof. Dr. Antônio Teixeira de Matos – Doutor em Agronomia (Solos e nutrição de plantas) pela UFV; Pós-Doc pela Empresa Agropecuária de Minas Gerais; Professor da UFV.
16h00min – Coffee Break e Visita aos Stands
16h45min – Encerramento – Show de Humor com Nelson Pinto e Tom Carvalho