Café da manhã marca lançamento oficial da Feira, que acontece de 17 a 19 de março
A diretoria da Associação dos Cafeicultores de Araguari(ACA) recebeu nesta sexta-feira(31) imprensa, associados e empresários da região para o lançamento oficial da Fenicafé – Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada. Evento, realizados todos os anos no Triangulo Mineiro, reúne, em um só espaço, grandes nomes da cafeicultura nacional e internacional.
Em 2020, a Fenicafé atinge a marca de 25 edições ininterruptas, consagrando-se como o maior e o mais completo evento em se tratando de cafeicultura irrigada do Brasil.
Em 1995, a cafeicultura já era um marco em Araguari. O clima e topografia são favoráveis e determinantes para o sucesso na produção de café, que já se destacava no cerrado Mineiro. Sentindo a necessidade da troca de experiência entre técnicos, especialistas e produtores, a ACA resolveu reunir todos em um só lugar e, assim, discutir a melhor forma para cultivo. “Cada um tinha um método, uma forma de plantar, irrigar e manejar o produto dentro de sua propriedade, então resolvermos que era hora de nos juntamos para aprendermos mais”, lembra o presidente da ACA, Cláudio Morales Garcia, que esteve presente desde a criação da associação.
Garcia afirma que de lá para cá, muita coisa mudou. “Essa troca de experiência foi essencial para o patamar atingido hoje, que sem dúvida é produzir mais; com mais qualidade e com o uso racional da água”.
A busca pelo conhecimento fez com que a ACA expandisse ainda mais a área de pesquisas. Isso se deu com a implantação, em 2005, do Campo Experimental Izidoro Bonzi, onde empresas, laboratórios e faculdades desenvolvem e testam as tecnologias do plantio, manejo e colheita do café irrigado. Com isso, promove ainda o Dia de Campo, quando com apresentações práticas são feitas diretamente na lavoura. “Os resultados não demoraram em aparecer. A produtividade da cultura cafeeira da região demonstra o sucesso desse nosso projeto”, completa Garcia.
A Fenicafé trata-se de uma feira de implementos, máquinas, serviços e tecnologia, aliados a à muita informação. A Feira é dividida em três partes o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 23ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 22º Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Atrai mais de 20 mil pessoas vindas de mais de 100 cidades brasileiras com históricos ligados à cafeicultura.
São mais de 90 expositores e volume de negócios superiores a 30 milhões de reais. A Feira é uma excelente oportunidade para empresários da agroindústria, produtores rurais, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao agronegócio de se atualizarem e gerarem novos e melhores negócios.
Fenicafé em números – Ao longo destes anos, foram mais de 400 palestras; 230 expositores, cerca 150 mil visitantes e mais de 200 milhões de negócios fechados. Sem contar que mais de mil pessoas estiveram e estão envolvidas em todo o processo de organização da Feira. Este ano, estima-se que 15 toneladas de equipamentos para estandes, sons e iluminação serão utilizados na montagem física do evento, que é realizado no Pica Pau Country Club.
A Fenicafé, promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal.
Fenicafé 2020 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura
Dias: 17, 18 e 19 de março de 2020
Local: Pica Pau Country Clube, Araguari, no Triangulo Mineiro
Entrada franca para visitação
Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari