Feijão : Mosca branca e helicoverpa derrubam produtividade do feijão em Patrocínio (MG)

15/05/2013  Café da terra


Feijão: Mosca branca leva perdas de até 80% na produtividade das lavouras de Patrocínio (MG). Helicoverpa também atacou o feijão e produtores devem diminuir área com o grão tardio na próxima temporada. Saca de 60 kg é negociada em torno dos R$240 no município.

Os prejuízos com a mosca branca no feijão de Patrocínio (MG) podem chegar a 80% da produtividade estimada. Segundo o produtor rural, Marcos Roberto Fernandes, a produtividade de algumas lavouras tem oscilado entre 12 e 15 sacas/hectare. Além da mosca branca, a helicoverpa também atacou o feijão, mas o controle da praga foi realizado com eficácia.
De acordo com o produtor, as aplicações de inseticidas eram realizadas a cada quatro dias, aumentando muito os custos de produção. A incidência da mosca branca já havia sido observada em safras anteriores, mas este ano o ataque foi mais severo.

Alguns produtores, que não conseguiram fazer o controle da praga e plantaram sorgo em cima do feijão. A tendência deve se confirmar na próxima temporada, com produtores aumentando a área de feijão no cedo e diminuindo a área do feijão tardio, plantando milho e sorgo nas segundas safras.

A saca de 60 kg do feijão carioca é negociada com preços em torno dos R$240 no município.

Fonte: Notícias Agrícolas // Ana Paula Pereira

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.