Durante o lançamento do Programa de Tecnologias da Informação e Comunicações ao Serviço do Cafeicultor Tolimense, realizado em Ibagué, a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia e o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) firmaram um acordo nacional com o fim de promover o acesso, o uso efetivo e a apropriação das novas tecnologias de informação no campo cafeicultor colombiano.
Esse acordo inovador firmado entre o gerente geral da Federação, Luis Genaro Muñoz Ortega, e o ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações, Diego Molano Vega, está de acordo com o Plano Estratégico da Federação, entre cujas propostas de valor ao cafeicultor tem, entre outros objetivos, aproveitar os instrumentos tecnológicos para gerar valor ao cafeicultor e à institucionalidade, assim como dinamizar o circuito do conhecimento cafeeiro através de ferramentas virtuais.
Por meio desse convênio, a partes se comprometem a gerar estratégias que permitam a apropriação de tecnologias da informação e comunicações em diferentes programas e projetos que forem realizados no setor cafeeiro colombiano e que facilitem no marco do Plano Vive Digital e dos demais acordos, programas, projetos e iniciativas feitas pelo Governo nacional em matéria de tecnologias da informação e comunicações e que permitam uma maior inclusão do setor rural colombiano.
“O passo que estamos dando hoje é muito significativo”, disse Ortega. “Estamos levando o mundo moderno ao campo colombiano com o fim de otimizar a produtividade do mesmo e melhorar a qualidade de seus habitantes, elementos que não somente geram círculos virtuosos nas famílias cafeeiras, mas também, facilitam a mudança geracional”.
Por outro lado, o ministro TIC disse: “estamos convencidos de que o acesso à internet no setor rural colombiano trará desenvolvimento, emprego e redução da pobreza. Essa grande aliança com a Federação de Cafeicultores é um primeiro passo para chegar com tecnologia a todos os produtores do campo”.
Além da boa notícia recebida com a assinatura do acordo, a Federação de Cafeicultores entregou a 312 líderes de Tolima o Tablet de Informação Cafeeira, dispositivo móvel que conta com aplicativos específicos para o manejo e administração de seu cultivo e informação relevante, como preço interno diário de compra do café, o prognóstico do clima para sua região e relatórios sobre as últimas novidades do mundo do café, entre muitos outros conteúdos.
Uma vez entregues os tablets a cada um dos líderes, realizou-se a apresentação de seu uso e dos aplicativos aos quais os produtores poderão ter acesso, levando dessa forma conteúdo através da internet às fazendas cafeeiras do departamento.
Os dados são do site http://www.mintic.gov.co, CafePoint / Rede Social do Café