Fed vê melhora na atividade e no mercado de trabalho nos EUA

16 de dezembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Folha Online

O Fed (Federal Reserve, o BC americano) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa de juros da economia norte-americana no patamar mais baixo da história, entre zero e 0,25%, e divulgou um comunicado mais otimista a respeito das condições do país.


Concluindo uma reunião de dois dias, o Fed votou por unanimidade a favor da manutenção da taxa, avaliando que as condições econômicas provavelmente permitirão que o juro permaneça excepcionalmente baixo por um “período prolongado”.


“As informações recebidas desde que o comitê se reuniu em novembro sugerem que a atividade econômica continuou a acelerar e a deterioração do mercado de trabalho está cedendo”, afirma a nota divulgada nesta quarta-feira. Além disso, o Fed diz que as condições do mercado financeiro se tornaram mais compassivas com o crescimento econômico.


“Embora a atividade econômica deva permanecer fraca por algum tempo, o Fomc [Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês, equivalente ao Copom no Brasil] prevê que as ações para estabilizar as instituições financeiras, os estímulos monetários e fiscais e as forças do mercado vão apoiar o crescimento econômico e um retorno gradual a níveis mais altos de utilização de recursos, em um contexto de estabilidade de preços.”


O texto destaca também a melhora no mercado imobiliário nos últimos meses e o aumento nos gastos por domicílio no país, que ainda seguem contraídos devido à situação do mercado de trabalho, baixo crescimento da renda, queda no patrimônio dos americanos e ao crédito restrito.


A expectativa do Fed é de que a inflação deverá permanecer “subjugada” ainda por algum tempo, com as expectativas para a inflação de longo prazo estáveis. No acumulado dos 12 meses até novembro, o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) tem alta de 1,8%.


O BC americano ainda lembrou aos mercados que a maior parte das medidas de estímulo à liquidez terá fim no início do ano que vem.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.