A produção de café deve exceder a demanda em 7,8 milhões de sacas na temporada mundial 2012/13 , que começa em outubro na maioria dos países. No Brasil, a safra inicia em julho. Os números são da CoffeeNetwork, uma unidade da FCStone.
O superávit de café arábica deve ser de 7,6 milhões de sacas e a variedade robusta deve registrar excedente de 200 mil sacas de grãos robusta, disse Andrea Thompson, chefe de pesquisa e análise da companhia.
A safra global está projetada em 146 milhões de sacas no ciclo 2012/13, enquanto pesquisas preliminares apontam para um consumo de 138,4 milhões de sacas. A demanda por café robusta deverá aumentar em 1 milhão de sacas e a produção prevista é de 58 milhões de sacas, segundo a CoffeeNetwork. A colheita de grãos arábica totalizará 88 milhões, para um consumo estimado em 80,4 milhões de sacas.
“Há uma consciência de que, mesmo com uma safra abundante no Vietnã em 2012/13, o saldo de robusta será apertado”, disse Thompson. O Vietnã é o maior produtor mundial da variedade, e deverá colher 21 milhões de sacas na próxima temporada. (Bloomberg –Valor)