Fazendas buscam novos tipos de café

Fazendas buscam novos tipos de café
(30/06/2008 09:48)
Pesquisadores da Epamig, em Três Pontas-MG, estão desenvolvendo novos tipos de cultivares em áreas de experimentação. Atualmente, existem 700 materiais genéticos sendo pesquisados. A cada ano, há novas descobertas de cafés mais resistentes e de alta produtividade, de acordo com a reportagem do Caminhos da Roça.


O mais novo é o Travessia, que é um pé de café que resultou do cruzamento entre as cultivares Catuaí com o Mundo Novo, realizado na década de 1960. Novos cruzamentos foram feitos, até surgir a nova variedade. De acordo com o pesquisador Ronaldo Nogueira de Medeiros, o Travessia é um café mais vigoroso.


O Travessia tem porte baixo e grãos amarelos. É considerado uma planta vigorosa e tolerante a seca. Medeiros explica ainda que os pés respondem bem às podas. “A gente já tem plantas de 10 anos que já foi feito a poda discretamente e a resposta foi fantástica. Ele produziu de 25% a 30% a mais no ano de safra alta do que o Catuí”, afirmou o pesquisador.


No Brasil, existem muitas variedades de café. No Sul de Minas, as cultivares mais comuns são, o Mundo Novo, com porte alto; os Grãos Vermelhos, de boa produção, mas sem tolerância à ferrugem; o Catuaí, de porte médio e tolerante à falta de chuva; a Topázio, indicada tanto para colheita manual como mecanizada; e a Catucaí, de médio porte e tolerante a ferrugem.


O produtor Guilherme Vilela Miranda cultiva cinco milhões de pés de café de pelo menos 50 variedades. “Você procura obter a maior quantidade de variedades que a pesquisa te dá como solução. Tenta todo tipo de variedade e vê qual seria a ideal para cada região que a fazenda se localiza”, disse Miranda.


O cafeicultor Luiz Eduardo Corrêa colhe em média 400 sacas por ano. No início, plantou pés de café mais tradicionais, agora procura conhecer novos cultivares. É a pesquisa, aliada dos agricultores. “A gente precisa conhecer a pesquisa. É um trabalho que está sendo bem feito. A gente tem que procurar para melhorar”, declarou.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.