Cooperados da Expocaccer vencem Prêmios promovidos pelo SEBRAE-MG
Fazenda Jatobá foi uma das vencedoras do Prêmio de Sustentabilidade e Fazenda dos Patos é a vencedora do Prêmio MPE na categoria Agronegócio
Por Polliana Dias
ASCOM Expocaccer
Os cooperados da Expocaccer, Paulo e Thiago Motta; Lázaro e Gustavo Ribeiro; Durleno e Maria Alice Rezende; ambos pais e filhos, têm motivos de sobra para comemorar o reconhecimento dos bons resultados de suas propriedades e das boas práticas agrícolas inseridas no cotidiano das fazendas. As fazendas Jatobá, Cláudio Congonhas e Patos figuraram entre os destaques de prêmios promovidos pelo SEBRAE, sendo motivo de orgulho para a Expocaccer e exemplo para os demais cooperados.
Prêmio SEBRAE-MG de Práticas Sustentáveis
A segunda edição do Prêmio de Práticas Sustentáveis contou com 93 empresas inscritas, este prêmio visa ao reconhecimento, incentivo e difusão das boas práticas de sustentabilidade nas micro e pequenas empresas. Entre elas, dez foram selecionadas como finalistas e seis foram escolhidas, em solenidade ocorrida em Belo Horizonte no dia 31 de outubro, como destaques para receberem o prêmio. Entre as finalistas estavam a Fazenda Jatobá, de propriedade de Paulo e Thiago Motta; e a Fazenda Cláudio Congonhas, de propriedade de Lázaro e Gustavo Ribeiro. A Fazenda Jatobá foi a grande escolhida da noite e figurou entre os destaques.
A escolha é feita com base nos projetos sociais e ambientais mantidos pela empresa. Entre os fatores que levaram à escolha da fazenda Jatobá estão o fato de que ela mantém árvores nativas dentro de suas lavouras e recupera nascentes com o monitoramento e intervenção nas matas ciliares. A irrigação é realizada com sensor, que evita o desperdício de água e cria abelhas para maior eficiência na polinização. A água do lavador do café é reutilizada na plantação de banana. Além disso, é praticada na fazenda a coleta seletiva e os resíduos são doados ou vendidos, bem como reaproveita os resíduos do café fazendo compostagem. Este prêmio representa o coroamento de um plano estratégico concebido e desenvolvido ao longo das duas últimas décadas, e que privilegiou, desde o início de nossas atividades, a busca permanente pela sustentabilidade. Sustentabilidade concebida não só pela preservação do meio ambiente e adoção de práticas socialmente justas, mas também, pela permanente busca de resultados econômicos no empreendimento, ou seja, de agregação de valor a tudo o que é produzido pela Fazenda. Nesse sentido, a superação de obstáculos aparentemente intransponíveis – como as reduzidas dimensões da propriedade e, por consequência, suas limitações de escala de produção foram superados com a busca de diferenciais, como a instalação de um campo de sementes de cafés e a produção de cafés especiais do tipo gourmet, sem jamais descuidar da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis, ações sempre acompanhadas da busca de novos nichos de mercado. Portanto, enquanto cafeicultor e administrador, sinto-me, não só gratificado com o fato de a Fazenda Jatobá haver recebido o Certificado EMPRESA DESTAQUE, distinção máxima do II Prêmio Sebrae-MG de Práticas Sustentáveis, mas também, orgulhoso pelo reconhecimento do trabalho que vimos desenvolvendo. Mais do que isso, o Prêmio Sebrae deixa sobremaneira evidente que qualidade e elevadas produtividades podem, perfeitamente, conviver em harmonia com os princípios que regem as boas práticas de preservação do meio ambiente e da sustentabilidade social, considera Thiago Motta.
A fazenda Cláudio Congonhas, que também figurou entre as finalistas, tem ações de sustentabilidade que a classificou para o Prêmio como a adoção de roçadas alternativas, que substituem os herbicidas e evitam a erosão e controlam as pragas. Também utiliza a palha do café como adubo e os efluentes da lavagem de café são reutilizados na própria lavoura. Além disso, promove, juntamente com o GRAE Grupo Rainforest Alliance Expocaccer, a Arca do Saber, que disponibiliza livros para crianças e adultos.
Prêmio MPE
O MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, reconhece empreendimentos que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Em sua 17ª edição, o prêmio teve 82.898 empresas inscritas no país. Só em Minas foram 5.974 inscrições, das quais 2.020 conseguiram preencher os requisitos para efetivar sua candidatura. Deste total foram selecionadas 18 empresas finalistas, em oito categorias: serviços, agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, de saúde, de tecnologia da informação, de turismo, além dos destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Inovação.
Entre as empresas escolhidas na categoria Agronegócio, figura a Fazenda dos Patos, de propriedade de Durleno e Maria Alice Rezende. Os vencedores foram conhecidos, ontem, dia 13 de novembro, em solenidade realizada em Belo Horizonte. A indicação, e a conquista, dos prêmios demonstram que a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Expocaccer estão sendo efetivos na implantação de estratégias que visam à valorização do cafeicultor e da Origem Região do Cerrado, demonstrando o compromisso das entidades e produtores na produção de cafés sustentáveis, avalia Marcos Geraldo Alves, consultor técnico da microrregião de Patrocínio a responsável pelos projetos de café da Região do Cerrado Mineiro.
Ser uma das finalistas, e vencedora na categoria Agronegócio deste grande Prêmio promovido pelo SEBRAE, significa o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na Fazenda dos Patos. Estamos todos muito orgulhosos com esta conquista, a qual reflete positivamente todos os nossos esforços em todas as etapas de produção do nosso café, comemora Maria Alice Rezende.
Papel do Educampo nas premiações
Todos os indicados são membros dos grupos de produtores do Educampo Café da Expocaccer, fator que comprova a eficiência do Projeto na cooperativa e ressalta o engajamento dos participantes em buscar a melhoria contínua de seus processos. Apoiamos o Educampo na Expocaccer por acreditarmos que é possível, sim, unir qualidade na produção a uma gestão eficiente, que visa à sustentabilidade em todos os níveis da cadeia. A resposta positiva em acreditar na metodologia oferecida pelo SEBRAE veio, mais uma vez, pelas indicações e conquistas dos Prêmios promovidos pelo órgão. Sinaliza que estamos no caminho certo e demonstra toda a preocupação dos nossos cooperados, sobretudo os que compõem o Educampo, em produzir com qualidade e responsabilidade. Esses ingredientes, indubitavelmente, resultam em sucesso, destaca Sérgio Dornelas, superintendente da Expocaccer.
Marcos Alves também compartilha da mesma opinião, para ele a presença constante de produtores do Educampo nestes prêmios comprovam a eficácia da metodologia na formação de produtores mais conscientes, comprometidos com a sustentabilidade e com controle sobre gestão de seus negócios. Estes prêmios são também um grande reconhecimento ao Educampo.
O reconhecimento que veio para a Fazenda dos Patos, Maria Alice também repassa ao Educampo. O Projeto Educampo foi essencial para a conquista do prêmio, o fato de promover treinamentos, capacitações, encontros e principalmente o QT Rural, abre muitas possibilidades de aprimoramento e nos impulsiona a fazer cada vez melhor nosso trabalho, enfatiza a cafeicultora