Evento no Palácio Guanabara vai escolher o melhor café do Estado do Rio de Janeiro
Neste sábado, das 9h às 17h, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, receberá o III Concurso dos Cafés Especiais do Rio de Janeiro, que vai reunir cafeicultores do interior do estado. Na mesma ocasião acontece a I Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas do RJ, que vai oferecer gratuitamente, cursos e workshops com baristas sobre bebidas, gastronomia, degustação e torra, proporcionando experiências sensoriais e gustativas únicas desses premiados cafés especiais.
O III concurso de cafés especiais chega nesta última etapa com dez finalistas. Após a apresentação dos vencedores haverá um leilão com a venda das sacas de cafés em grão cru dos finalistas premiados. Entre os participantes está o café batizado de “Vale do Café”, 100% arábica, produzido pela Fazenda Florença, em Conservatória. Segundo o proprietário, Paulo Robertos dos Santos, o plantio começou em janeiro de 2017 e, com dois anos e meio veio a primeira colheita.
“A região do viveu o auge da produção cafeeira no século XIX e, desde então, ele ficou esquecido. Estamos promovendo uma retomada do café no Vale do Café e, bravamente, representando a região”, conta ele, que construiu uma cafeteria em pleno cafezal, que está aberta ao público em geral.
O Rio de Janeiro tem na sua cafeicultura uma capacidade de geração de emprego e renda, com mais de 300 mil sacas por ano. Ao todo são cerca de 2.400 cafeicultores no estado. O evento terá o objetivo de incentivar a produção de cafés especiais no interior do estado agregando valor à agricultura familiar. O termo “especiais” é usado para definir estes cafés cultivados e colhidos em condições especialíssimas, submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da SCA – Specialty Coffee Association, usado no mundo todo) atingindo assim notas minimas de 80 e máximas de 100 pontos. A feira contará com barraquinhas de produtores das regiões Serrana, Sul e Noroeste do Estado, além de baristas (“coffee makers”), que irão fazer para o público (“coffee lovers”), bebidas e drinks com estes fantásticos cafés. O evento terá ainda uma “Kombi Coffee” que é a primeira cafeteria móvel do Rio e várias barracas de produtos agrícolas com comestíveis da serra e roças do RJ.
Serviço:
III Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro e a I Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas do RJ
Data: 30/11, sábado
Horário: 9h às 17h
Local: Palácio Guanabara
Endereço: Rua Pinheiro Machado, s/nº, Laranjeiras
Entrada franca