Icaraíma – Cerca de 500 trabalhadores rurais sem-terra ocupam desde sexta-feira à tarde a fazenda Monte Azul, em Icaraíma, pertencente à Agropecuária Café no Bule, do apresentador de tevê Carlos Massa, o Ratinho. O acampamento foi instalado perto da sede e a polícia acompanha a ocupação a distância.
Os sem-terra pertencem aos grupos Ribeirinhos (Icaraíma), Ana Maria (Tapira), Ex-Ilhéus e Unidos pela Terra de Alto Paraíso. Eles estavam acampados há mais de um ano em estradas perto da fazenda e decidiram entrar na área para cobrar a desapropriação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Ratinho informou, por meio da assessoria jurídica, que vai pedir a reintegração de posse. O Incra revelou que a fazenda Monte Azul passou por duas vistorias e não foram encontradas irregularidades. Os sem-terra dizem que a fazenda de 750 alqueires engloba uma área pertencente à União, o que não foi confirmado na vistoria. Os grupos se mostravam bastante exaltados ontem.
Resistência
Os líderes não quiseram se identificar, apenas ameaçaram resistir a uma possível tentativa de desocupação. Os sem-terra não avançaram para a fazenda vizinha, a Estrela, de 600 alqueires, que também pertence a Ratinho.