Propriedade, que é referência em cafeicultura, integra o Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, uma iniciativa do Sebrae/PR e outra entidades
A Fazenda Califórnia, propriedade localizada no município de Jacarezinho, norte pioneiro do Paraná, recebeu na última quarta-feira, dia 7, o Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café do Paraná. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu durante o 18º Encontro Estadual de Cafeicultores, realizado em Londrina, como parte da programação da Expo Londrina 2010.
Concorreram à premiação todas as propriedades participantes da etapa estadual do Concurso Café Qualidade Paraná 2009, promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A Fazenda Califórnia faz parte do Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, uma articulação do Sebrae/PR e outros parceiros que visa, desde 2006, entre outros objetivos, proporcionar melhores condições de produção e comercialização dos grãos.
O Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café do Paraná contemplou a propriedade que mais se destacou na prática da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Para a concessão do título, foi feita uma auditoria nas propriedades finalistas, adotando-se como critério o princípio e a matriz do 4C – Código de Conduta da Comunidade do Café. A Fazenda Califórnia alcançou o maior nível de sustentabilidade na produção de café cereja descascado.
Paulo Sérgio Franzini, coordenador estadual do Café e membro da Câmara Setorial do Café do Paraná, explicou que o objetivo do reconhecimento é estimular que a produção de café no Estado se desenvolva com respeito aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. “Além da qualidade final do café, hoje a sociedade preocupa-se com as condições em que o produto foi produzido”, afirmou Franzini.
Durante a entrega do Prêmio, o administrador da Fazenda Califórnia, Américo Kaname Kayano, representou Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, sócio-proprietário da fazenda. Para o administrador, a premiação reflete o árduo trabalho de controle de todas as fases do processo produtivo. “Temos um cuidado em relação às condições da lavoura, adubação, uso de tecnologias, controle de pragas e treinamento dos funcionários. Além disso, somos criteriosos com as etapas de processamento e beneficiamento do café, as quais envolvem aquisição e manutenção de equipamentos, investimentos constantes. É um trabalho de rastreabilidade que exige várias ações coordenadas”, assinalou Américo Kaname Kayano.
Para o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, Odemir Capello, a premiação recebida pela Fazenda Califórnia mostra a importância de se investir na elevação da qualidade dos cafés produzidos na região do norte pioneiro. “Graças ao comprometimento e à mudança de postura dos cafeicultores, hoje o café produzido no norte pioneiro está se tornando referência nacional e internacional. A melhoria da comercialização do produto exige mudanças dentro e fora da porteira. Investimentos em qualidade, inovação, certificação da produção, gestão profissional das propriedades, associativismo e infraestrutura são estratégias que auxiliam nesse processo”, analisa.
História
A Fazenda Califórnia pertenceu, na década de 1920, à companhia norte-americana chamada Leon & Israel, uma das maiores exportadoras de café do Paraná. A gestão profissional adotada pela administração norte-americana deu notoriedade mundial à fazenda nas décadas de 1940 e 1980. Da época, ainda restam os registros contábeis e trabalhistas, as plantas originais das construções da Fazenda (todas timbradas pela University of Califórnia), mapas dos talhões de café, mapas pedológicos e de capacidade de uso do solo e outros objetos que comprovam o arrojo e profissionalismo dos investidores americanos.
Em 2004, a Califórnia foi adquirida pela família Saldanha Rodrigues. Toda a área de produção de café foi renovada, bem como estruturas, processos de produção, de colheita, de processamento, de secagem e de armazenamento. A implantação de um sistema de gestão da produção sustentável garantiu à propriedade a primeira obtenção da Certificação UTZ Kapeh, no Paraná, no ano de 2006. Hoje, a missão da Fazenda Califórnia é produzir alimentos com qualidade para o consumidor, para a sociedade e para o meio ambiente. Área de produção de café da Fazenda Califórnia é de cerca de 50 hectares e a produção média chega a 15 mil sacas.
Parcerias
O Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná resulta da articulação do Sebrae/PR, Associação Paranaense de Cafeicultores (APAC), Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).