A Fertilizantes Heringer (Bovespa: FHER3), uma das pioneiras na produção, comercialização e distribuição de fertilizantes e entre as três maiores empresas de fertilizantes do Brasil, registrou, em 2008, um crescimento de 56,6% em sua receita bruta de vendas, que totalizou R$ 3,6 bilhões. No último trimestre do ano esse crescimento foi de 12,2% sobre o mesmo período do ano passado, somando R$ 935,3 milhões.
A Heringer manteve as vendas de seus produtos diversificadas entre as principais culturas produzidas no país, como soja, milho, cana de açúcar e café. Com isso, a Companhia aumentou a sua base de clientes, que saltou de 31.057 em 2007 para 35.306 clientes ativos em 2008, um crescimento de 13,7%. A estratégia de contar com uma ampla rede de representantes, com foco na venda direta ao consumidor final, tem-se mostrado acertada. A Heringer encerrou o quarto trimestre com uma fatia de 18,4% do mercado brasileiro de fertilizantes, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação à participação de 15,2% registrada no final do mesmo período de 2007.
Evolução da Participação de Mercado da Heringer (Market-Share)
Já o lucro bruto registrado em 2008 pela Heringer foi de R$ 281,1 milhões, 5,4% maior na comparação com o ano anterior. Entretanto, o cenário adverso da economia mundial, combinado com a forte desvalorização do real, impactou negativamente o resultado da Companhia no quarto trimestre de 2008. Assim, o resultado líquido do ano foi negativo em R$ 253,2 milhões. Todavia, o EBITDA cresceu 7,4% em 2008, atingindo o valor de R$ 89,4 milhões.
“O agronegócio brasileiro também sentiu os efeitos da turbulência mundial, principalmente os preços das matérias-primas de fertilizantes, commodites agrícolas e taxas de câmbio e crédito” afirma Wilson Mardonado, diretor de Controladoria e Relações com Investidores da Heringer. “Apesar do decréscimo em alguns números, aumentamos o nosso market-share e também a base de clientes, fatores imprescindíveis para o crescimento sustentável da empresa nos próximos trimestres”, completa o executivo.
As vendas também foram impactadas pelo cenário adverso. Entretanto, o recuo de 2,3% no volume entregue pela Heringer foi mais de três vezes menor do que o do mercado brasileiro, onde o total de entregas caiu de 24,6 milhões de toneladas em 2007 para 22,4 milhões em 2008, uma queda de 8,9%. “Entregamos 3,1 milhões de toneladas em 2008, contra 3,2 milhões de toneladas em 2007. Essa diferença é pequena quando comparada ao cenário do setor”, explica Mardonado.
Perspectivas para 2009
De acordo com a Heringer, a queda dos preços das matérias-primas de fertilizantes no mercado internacional favorecerá o agronegócio em 2009, uma vez que gera uma melhor relação de troca de adubo por produtos agrícolas. Além disso, preços menores devem incentivar o mercado como um todo no sentido do aumento do uso de tecnologia, visando uma maior produtividade por hectare e, consequentemente, uma melhor receita.
“Esse ano devemos voltar à sazonalidade histórica no mercado brasileiro de fertilizantes, ou seja, em torno de 30% das vendas ao longo dos primeiros seis meses e 70% no segundo semestre”, afirma Mardonado. “Estamos trabalhando com a expectativa de que o mercado brasileiro de fertilizantes será ligeiramente maior que 2008”, finaliza o executivo.
Sobre a Fertilizantes Heringer S.A. – A Fertilizantes Heringer S.A. é uma das pioneiras na produção, comercialização e distribuição de fertilizantes, com atuação nacional e 40 anos de presença no mercado, sendo uma das três maiores empresas de fertilizantes no Brasil. Exerce suas atividades por meio de 15 unidades de produção estrategicamente localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Sergipe, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Todas as unidades produzem, comercializam e distribuem fertilizantes para atender as diferentes culturas agrícolas brasileiras.