Baggio Coffees reforça o conceito de café gourmet no Brasil
Empresa centenária lança marca própria de cafés
especiais
São Paulo, 02 de junho de 2008 – A história da família Baggio com o cultivo
de café iniciou-se em 1886 quando Salvatore Baggio, imigrante italiano, chegou à
região da Mogiana, no interior de São Paulo. Com muito trabalho e economia, em
1890, comprou seu primeiro pedaço de terra. Logo foi crescendo no estado de São
Paulo, Paraná e em meados dos anos 70 seus descendentes expandiram a produção
para o sul de Minas Gerais.
Atualmente a família possui uma respeitável plantação, produzindo
aproximadamente 15 mil sacas de café por ano. O carinho e a tradição do cultivo
foram transmitidos de geração para geração, sendo preservado o conceito
artesanal e puro deixado pelos ancestrais, associado a uma tecnologia de
ponta.
Mais de cem anos depois, Liana Baggio Ometto, bisneta de Salvatore, resolveu
dar um novo e importante rumo à história da família. Há pouco mais de um ano ela
lançou a marca Baggio Coffees, que utiliza um delicado processo para transformar
os grãos cultivados nas fazendas da família em um saboroso e diferenciado café
gourmet. “Sou uma apaixonada por café e sempre sonhei em ver o nome da família
estampando a marca de um produto final”, alegra-se Liana.
Os cafés gourmet têm ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros.
Com um paladar mais apurado e níveis de exigência superiores, hoje o que importa
é a qualidade e pureza do produto. “O aumento da renda das famílias têm
influenciado bastante. Hoje muitas pessoas têm condições de parcelar uma máquina
de espresso, o que significa beber um café de qualidade também dentro de casa e
não apenas nas cafeterias”, analisa o barista, degustador e classificador da
Baggio Coffees, Clodoaldo Iglezia.
Atenta a essa nova fase do mercado, Liana Baggio Ometto conta com o apoio e
conhecimento de Clodoaldo Iglezia para apostar na comercialização de café como
produto final. Agora, a Baggio Coffees oferece duas linhas de produtos: o
Gourmet e os Aromatizados.
O Baggio Gourmet é produzido com grãos extremamente selecionados que passam
por um rigoroso processo de classificação. Após essa seleção, eles são
submetidos a torra, resultando num produto de alta qualidade com sabor e aroma
totalmente diferenciado. “Utilizamos os melhores recursos para oferecer ao
mercado interno um café que antes só era encontrado no exterior”, destaca
Iglezia.
Já a linha Baggio Aromas utiliza os mesmos grãos torrados do Gourmet para a
adição de diversos aromas naturais. Os produtos estão disponíveis em quatro
versões: Chocolate com Menta, Caramelo, Amaretto e Limão. A empresa possibilita
ainda a criação de outros cafés aromatizados, de acordo com o gosto dos
clientes. “Queremos que as pessoas experimentem sensações totalmente diferentes
das que conheciam até então sobre o café”, reforça Liana.
O Brasil possui poucas marcas de café gourmet, sendo a Baggio Coffees uma
delas. “Muitas marcas se auto-intitulam gourmet, mas não são. De acordo com o
ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos – para ser um café gourmet é
necessário ser 100% coffea arábica, caracterizando-se por aroma e sabor
pronunciado, leve acidez e livre de defeitos”, esclarece Iglezia.
Outro diferencial da Baggio Coffees são as embalagens, que são feitas em um
filme especial e possuem uma válvula que permite que os gases gerados pelo café
saiam sem que a embalagem se rompa, garantindo a qualidade do produto. A válvula
possui outra interessante função, a de permitir que o cliente sinta o aroma do
produto ainda no ponto-de-venda.
Desenvolvidas pela Pipa Design, a inovação rendeu o prêmio da Abre –
Associação Brasileira de Embalagem – na categoria melhor embalagem de bebida não
alcoólica. A criação também foi premiada pelo World Star, que é o maior e mais
importante prêmio mundial de embalagens. “Todas as pessoas envolvidas na criação
são amantes de café e a sinergia da agência com o cliente promoveu esse
resultado tão satisfatório”, comemora a supervisora de atendimento da Pipa
Design, Renata Tischer.
Com todo esse cuidado e dedicação que vai do cultivo dos grãos à embalagem do
produto, a Baggio Coffees garante um café de qualidade e aroma superior.
“Queremos unir a tradição e o conhecimento adquirido das quatro gerações da
família a um conceito inovador e moderno de café gourmet no nosso país”, conclui
Liana.
Baggio
Coffees:
www.baggiocoffees.com.br
(19) 3544 3084