A expectativa de uma safra maior e a falta de mão de obra qualificada prejudica o trabalho na lavoura
13/08/2010 – 17:44
EPTV.com – Caminhos da Roça
Numa fazenda em São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo, o salário dos lavradores depende da produtividade: \”Quem trabalha mais, ganha mais, quem trabalha menos ganha menos, é conforme o esforço da pessoa\”, diz Joaquim Júlio da Silva que é lavrador.
O valor varia de R$800 a R$1.300, valor 25 % maior do que na safra passada. Mesmo com o valor mais alto o administrador Juliano de Paiva Melo diz que teve dificuldade para encontrar trabalhadores para a colheita.
\”Nós tivemos que rodar toda a região, Possos, São José do Rio Pardo e São Sebastião da Grama. Esse ano está sendo muito difícil, todas as fazendas estão com produção alta contratando bastante gente. Hoje não tem mão de obra disponível no mercado, para trazer uma ou duas pessoas a dificuldade é enorme.\” afirma Juliano.
Em outra fazenda, no município de Caconde, toda a colheita tem que ser manual, por causa do relevo montanhoso. Só que a falta de mão de obra também está prejudicando o produtor. A solução foi contratar funcionários de outras áreas para trabalhar na lavoura.
Márcio Carlos Ferreira é pintor. Trocou de função, mas não deixou a escada de lado. \”É muito pintor e pouco serviço, então a gente vai para a safra para ganhar um pouquinho mais\”,diz Márcio.
O produtor Roberto Ribeiro Bazilli sofreu para encontrar os 16 funcionários temporários que precisava. Mas como este ano a maturação do café não foi uniforme, ele enfrente um outro problema: O perídodo de colheita vai ser maior. \”Acaba trazendo prejuízo pois eu não posso compactar a apanha no tempo certo, ela tem que ficar um pouco mais alongada, começar em junho e terminar em setembro. Se a gente tiver uma produção muito grande e não tiver mão de obra corre o risco de perder café.\”
Sem os safristas para ajudar na colheita, a qualidade do café fica prejudicada. O engenheiro agrônomo Agnaldo Rocha explica que o fruto precisa ser colhido no período certo: \”Se o fruto permanecer na planta por muito tempo, pode afetar a qualidade desse fruto e consequentemente o vigor e o desenvolvimento da planta para a safra de 2011.\”