Falta de chuva no Espírito Santo deve causar quebra da safra de café em 30%

9 de fevereiro de 2010 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

NEWSCAFEICULTURA – A estiagem que vem castigando o estado do Espírito Santo, desde novembro de 2009 até agora, onde choveu menos da metade do que era esperado para o período, em praticamente todas as regiões do estado. Na região Serrana capixaba, onde está o café arábica, a seca é um pouco menos intensa. Choveu no período entre 20 e 30% abaixo do esperado.


As lavouras de café já sofrem os efeitos da alta temperatura, nem a irrigação está conseguindo evitar o problema. A falta de chuvas neste período, associada a temperaturas elevadas (há casos de 3 a 6º acima da média), provocam prejuízos para toda a agricultura capixaba.


A safra de café do Espírito Santo, que segundo a Conab, com estimativa de boa produção na safra/2010, está comprometida pela seca, segundo apurou a redação do News Cafeicultura, algumas fontes consultadas, apontam, para o Conilon uma queda de safra entre 20 e 25%,  para o café arábica uma quebra de cerca de 15% para o café irrigado e 30% para o não irrigado.


Segundo o Secretario Estadual de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, “os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência – Incaper, finalizarão a estimativa de perdas na próxima semana”,  Bergoli, antecipa que os efeitos são mais graves para o café Conilon.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.