Falta café, mas deputados querem que barreira a importação seja mantida

Falta café no mercado, depois de uma quebra de safra no Espírito Santo.

3 de fevereiro de 2017 | Sem comentários Comércio Mercado Interno

03/02/2017 – Mesmo assim, produtores têm pressionado parlamentares para barrar a liberação temporária da importação do grão que produz a mais tradicional bebida dos brasileiros.

O Ministério da Agricultura irá recomendar ao governo federal a importação de café para abastecer torrefadoras que enfrentam uma crise de abastecimento, mas não garante que a medida será aprovada, por receber forte oposição de parlamentares ligados aos cafeicultores, disse o ministro Blairo Maggi.

“Tecnicamente estamos bem embasados e eu estou convencido que isso (importação) deverá ser feito. Mas é um tema muito delicado para o Brasil. Raríssimas vezes o Brasil importou café e tem uma resistência muito forte por parte dos produtores, especialmente os do Espírito Santo, e os políticos do Espírito Santo estão mobilizados”, disse Blairo. “É uma briga grande!”

Indústrias de café torrado, moído e solúvel têm enfrentado dificuldade nos últimos meses para adquirir café, principalmente da variedade robusta, após uma forte seca prejudicar a safra capixaba.

O café robusta é uma variedade mais simples (e mais amarga), usada principalmente na produção de café solúvel. No país, o principal produtor é o Espírito Santo. O café arábica, cujo principal produtor é Minas Gerais, é mais nobre e mais caro para o bolso do consumidor.

Fonte: Folha de S.Paulo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.