fonte: Cepea

Fabricantes de equipamentos para construção fazem bons negócios na Agrishow 2018

“Triplicamos anualmente as nossas vendas na Agrishow”, afirma Marcelo Bracco, diretor responsável pela operação Brasil da multinacional francesa Manitou.

Com o bom desempenho do agronegócio brasileiro, empresas que tradicionalmente atuam nos ramos de construção civil, mineração, entre outros, também voltam suas atenções para o campo, participam da 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola e comemoram os bons resultados em vendas ou em prospecções de futuros negócios. Duas dessas empresas, Manitou e XCMG, por exemplo, projetam crescimento de 200% em negócios em relação às suas participações anteriores na feira.


“Triplicamos anualmente as nossas vendas na Agrishow”, afirma Marcelo Bracco, diretor responsável pela operação Brasil da multinacional francesa Manitou. O foco agrícola da empresa no Brasil são os segmentos de grãos e silagem. “Nossos produtos manejam qualquer tipo de carga, substituindo carregadeiras, tratores e empilhadeiras”, acrescenta Bracco. A Manitou participa da Agrishow desde 2015 e, apesar do bom desempenho na feira, Bracco cita que a empresa ainda engatinha no agronegócio.


A estatal chinesa XCMG está em sua segunda Agrishow (a primeira foi em 2016) e já projeta os próximos passos. “A feira nos surpreendeu, com 200% de negócios a mais em relação à participação anterior”, informa Amanda Cassia Machado, coordenadora de marketing e novos negócios da empresa, com forte presença em construção civil e mineração. Os melhores desempenhos em vendas foram das carregadeiras de pequeno porte, de 1,8 t e 3 t, adquiridas por produtores de grãos. O setor sucroalcooleiro é outra meta da empresa, que já projeta o retorno à feira com produtos mais específicos para o campo.


Em sua primeira participação na Agrishow, a Komatsu Brasil International, multinacional japonesa, contabilizou negócios da ordem de R$ 3 milhões até dia 2 de maio. “Nossa expectativa é atingir R$ 20 milhões em vendas até por conta da participação do Banco Komatsu e com o pós-feira”, afirma Chrystian Garcia, gerente de desenvolvimento de distribuidores da Komatsu Brasil International.


Ricardo Fonseca, diretor da unidade de construção da Sotreq, representante da Caterpillar lembra que a marca retornou à Agrishow no ano passado depois de mais de 15 anos ausente. Ela já atua forte no setor sucroalcooleiro e projeta expandir a linha de carregadeiras para outras culturas nos próximos anos. Segundo o executivo, as vendas aumentaram 15% em relação a 2017. “Nosso objetivo é ajudar os clientes a produzir mais, gastando menos”, cita Fonseca.


A New Holland Construction destaca nesta participação na Agrishow 2018 a qualificação do público visitante. “Recebemos produtores rurais de todas as regiões e de todos os portes. Nesta edição, percebemos uma evolução da capacidade técnica dos clientes, que sabiam o que estavam procurando. No momento em que há uma maior automatização do campo, esses tipos de equipamentos beneficiam os produtores rurais”, afirma Paula Araújo, gerente de Marketing da marca para a América Latina.


Há cinco anos na feira, a Liebherr, multinacional alemã com fábrica em Guaratinguetá (SP), volta-se para o campo, projetando vendas de pá carregadeira para bagaço de cana, tendo como clientes usinas e locadores desses maquinários que trabalham para elas. “A Agrishow atrai 80% de empresas do ramo agrícola, mas também de vários outros segmentos”, explica o supervisor de vendas da Liebherr, Márcio Abirached. A feira tornou-se, dessa forma, um ponto de encontro com seus clientes e também de prospecções para futuros negócios.

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