Iniciativas incluem desenvolvimento de novas variedades de café e criação de uma edição especial de cápsulas com café brasileiro a ser exportado para diversos países
Montes Claros (MG), 17 de dezembro de 2015 – Com a instalação da nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto em Montes Claros (MG), a Nestlé reforça o trabalho de desenvolvimento da cadeia produtiva do café realizado no Brasil, por meio da sua plataforma de Criação de Valor Compartilhado, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.
Para a composição do blend dos cafés Buongiorno, Espresso e Espresso Intenso foi realizado um trabalho de identificação de fornecedores, que resultou na aquisição de qualidades específicas de cafés Arábica e Conilon. Por meio do trabalho de Pesquisa & Desenvolvimento, a companhia buscará outros cafés com perfis sensoriais compatíveis com o blend dos demais cafés da linha. A fábrica instalada em Montes Claros (MG) inicia suas operações utilizando café de origem 100% brasileira, além de outras matérias primas nacionais, como o leite, cacau e açúcar.
Outra iniciativa voltada para o desenvolvimento da cadeia é o Concurso Colheita Premiada, lançado este ano para valorizar os cafeicultores brasileiros e eleger o melhor café entre todas as regiões produtoras do Brasil. O grande vencedor, anunciado hoje durante a cerimônia de inauguração da fábrica de Montes Claros, terá seu café utilizado em uma edição especial de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto, 100% brasileira. O produto será comercializado no Brasil e outros países onde a marca está presente a partir de julho de 2016. O concurso ainda contemplou os 13 finalistas com premiações em dinheiro no valor total de R$ 450 mil.
A nova cápsula será parte da série “cafés especiais”, que incrementa o portfólio global de NESCAFÉ Dolce Gusto com novos sabores a cada ano. Esta é a primeira vez que o café brasileiro será escolhido como a grande estrela.
NESCAFÉ PLAN
A Nestlé atua há mais de 60 anos na produção de café solúvel no Brasil e desenvolve um extenso trabalho de suporte técnico para o desenvolvimento da cadeia produtiva de café arábica e conilon. Desde 2011, com o programa NESCAFÉ Plan, busca fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a adoção de um padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade. O padrão escolhido dentro do programa é o Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C). A Nestlé conta com três unidades 4C licenciadas, compostas por 1.053 produtores.
A iniciativa permitirá que 50% do café conilon adquirido nos próximos anos atenda ao padrão 4C. A empresa trabalha para que, em médio e longo prazo, todos os seus fornecedores atendam algum padrão de sustentabilidade. No caso da nova fábrica de Montes Claros, todo o café terá origem em propriedades certificadas ou verificadas.