O levantamento realizado pela CPTM apontou, ainda, que 93,6% dosusuários avaliam positivamente as acomodações do trem. (07/08/2009)
Pesquisa realizada pela CPTM apontou que 89,3% dos usuários que jáfizeram viagens com destino à cidade de Jundiaí tiveram as expectativassuperadas ou atendidas pelo Expresso Turístico, serviço diferenciado daCompanhia que une lazer, cultura e história.
Com o objetivo de conhecer o perfil socioeconômico, as razões da escolha doExpresso como opção turística, as preferências pelos roteiros rodoviários e aavaliação geral do passeio, a CPTM distribuiu questionários entre passageiroscom mais de 16 anos, do Expresso Turístico Jundiaí, nos dias 30 de maio, 6 e 13de junho de 2009.
O levantamento realizado pela Companhia apontou que 93,6% dos usuários avaliampositivamente as acomodações do trem. O tempo de viagem é outro quesito bemavaliado pelos turistas: 87% acham que ele é ótimo ou bom. Quanto aos horáriosde partida e chegada do trem na Luz, 93,8% e 90,4%,respectivamente, avaliam positivamente. O preço da passagem também teve um bomíndice de aprovação, com 66,2%.
O desempenho da equipe de bordo também merece destaque: 92% dos entrevistados oconsideram ótimo ou bom. A atenção para com os passageiros e o conhecimentosobre a história do trecho receberam, respectivamente,95,5% e 89,7% de avaliação positiva.
Sobre os roteiros rodoviários oferecidos por uma empresa de turismo de Jundiaí,a média geral ficou em quase 70% de avaliação positiva. Entre as opções detrajeto, 50,3% preferem o Circuito das Frutas, 17,6% escolhem o Cultural e11,4% ficam com o percurso Ecológico.
O público
A análise traçou também o perfil de quem viaja no Expresso Turístico. Osresultados mostraram que 62,6% dos entrevistados são do sexo feminino e que 58%têm a partir de 45 anos de idade. Outros 33,2% tinham idades entre 25 e 44anos.
Além disso, 65% das pessoas moram na capital paulista. O restante reside naRegião Metropolitana e no interior de São Paulo, em outros estados e até forado país.
Com relação à escolaridade, 56% têm o ensino superior completo e outros 25%concluíram o ensino médio; 50,8% ganham pelo menos três salários mínimos e 21%de um a três mínimos por mês. Dos viajantes do Expresso, 91% não são usuáriosda CPTM e apenas 3% são clientes habituais do sistema.
Mais da metade dos passageiros, 56%, viaja com a família, 21% optam por fazer otrajeto com os amigos e 20% participam de excursões. Cerca de43% dos passageiros conheceram o Expresso através da imprensa; 26% foramfazer a viagem por indicação de algum amigo ou conhecido.
Outro fator interessante é que o passeio em um trem turístico é novidade para amaioria dos passageiros. Das pessoas que responderam à pesquisa, 67% afirmaramque nunca haviam viajado em outro trem desse tipo.
Esses índices de aprovação comprovam o acerto da Secretaria dos TransportesMetropolitanos e da CPTM em ampliar a oferta dos serviços do transporte públicoque a rede oferece, tirando partido dos pontos de interesse turísticoexistentes ao longo de sua rede. Implantado em abril, o ExpressoTurístico também possui como opção a viagem com destino a Mogi das Cruzes.Outros destinos estão em estudo.
Sobre o serviço
Criado para trazer de volta as viagens de longo percurso, o Expresso Turísticoé formado por uma locomotiva a diesel que conduz dois carros de passageiros,fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela ABPF [Associação Brasileira dePreservação Ferroviária], os vagões foram totalmente restaurados nas oficinasda CPTM.
A viagem até Jundiaí segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antigaSPR [São Paulo Railway Co.], empresa de capital inglês responsável pelo impulsoinicial ao desenvolvimento econômico do estado. Atualmente denominada Linha7-Rubi, foi a primeira ferrovia de São Paulo e ligavaSantos a Jundiaí, a fim de transportar principalmente o café produzido naregião até o porto de Santos.
O Expresso Turístico integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano,do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 20 bilhões, o maior investimentoem transporte público já realizado no Brasil. Além da transformação de 160 kmde linhas de trem em qualidade de metrô de superfície, o Plano prevê a criaçãode serviços diferenciados para atenderem a demandas específicas.
O trem, que sai da Estação da Luz aos sábados, às 8h30, está com a lotaçãoesgotada até outubro. A viagem de retorno parte às 16h30 da Estação Jundiaí,com chegada prevista por volta das 18h00. As passagens são vendidas somente naEstação da Luz, por R$ 28 [preço por pessoa, ida e volta]. Para grupos de atéquatro pessoas, há desconto de 50% para a segunda, a terceira e a quartapassagem.