fonte: Cepea

Exposição conta o dia a dia da produção do café em imagens

História do café


Mostra cobre o período entre os anos de 1881 e 1930, quando a produção nacional do grão chegou a representar 60% do volume produzido no planeta



por Portal Brasil publicado : 09/10/2014 17h51

 


Divulgação/ Ministério da Cultura

 Café assumiu um papel de destaque na economia brasileira no século XIV

Café assumiu um papel de destaque na economia brasileira no século XIV



A mostra “O café no Brasil: um olhar a partir da vida privada” reúne documentos e fotos para traçar um panorama da vida no país nos tempos em que a lavoura cafeeira representava a principal riqueza brasileira.


Inaugurada na última terça-feira (7) na Casa de Rui Barbosa, a mostra cobre o período entre os anos de 1881 e 1930, quando a produção nacional do grão chegou a representar 60% de todo o volume produzido no planeta. É nesta fase, também, que as fazendas do Vale do Rio Paraíba se destacam e passam a ser decoradas como pequenos palácios, revelando a riqueza dos barões do café no Rio e em São Paulo.


Introduzido no Brasil no século XVIII, o café só assumiu um papel de destaque na economia brasileira no século seguinte, com a decadência do garimpo de ouro e das lavouras tradicionais (cana-de-açúcar, algodão e tabaco). Antes, servia apenas para o consumo doméstico nas fazendas e propriedades onde era plantado.


Uma das curiosidades da mostra é a patente de um inseticida e restaurador dos cafeeiros, com a qual Dom Pedro II garante a propriedade de invenção ao Dr. Daniel Pedro Ferro Cardozo em 1885.


“Esta é a nossa terceira exposição com material do arquivo”, conta Lucia Maria Velloso, chefe do arquivo Histórico-Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa. “No ano que vem, além de uma mostra relacionada com escravidão e abolição, teremos uma exposição sobre o carnaval e outra sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro”, completa.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.