11/05/2007 13:05:12 – Jornal de Jundiaí
O Iguatemi Campinas sedia, entre os dias 14 e 20, a exposição “cafés do Brasil”, organizada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de café). Composta por diversos painéis fotográficos, a mostra conta a história do café, desde o surgimento da bebida no mundo até os dias de hoje, incluindo informações sobre regiões produtoras, qualidade, tipos de grãos e outras curiosidades.
A exposição aborda também as mais recentes pesquisas que mostram o benefício do consumo diário e moderado de café para a saúde, tanto na prevenção de certas doenças, como Parkinson e Alzheimer, como no aumento da capacidade de raciocínio e memória. O café também contribui no controle da obesidade, da depressão e do alcoolismo.
O público poderá ver na exposição xícaras diversas e ainda aprender o preparo da bebida em vários equipamentos, como a cafeteria francesa, também conhecida como “French Press”, a cafeteira Napolitana, e a Globinho, além da máquina de ´expresso´ e os caseiros coador de pano e filtro de papel.
A mostra ainda inclui a apresentação, em expositores, de todas as etapas de um grão de café, desde a lavoura até chegar à xícara: café em coco (como se chama o grão com a casca), o café verde, o café em grão torrado e o moído. Um dos destaques é o Programa de Qualidade do café (PQC), certificação de qualidade que vai ajudar o consumidor a escolher o café por categoria de produtos: Tradicional, Superior ou Gourmet, de qualidade e preços distintos.
A iniciativa tem como objetivo promover a educação para o consumo do produto, disseminar conhecimentos e informações sobre o café, difundir os benefícios do consumo diário e moderado para a saúde e mostrar a abrangência da cadeia produtiva e a sua importância econômica, social e ambiental.
A exposição “cafés do Brasil” está na Praça Odila e Lafayete Álvaro (primeiro piso do shopping) e funciona de segunda a sábado das 10 às 22 horas e, aos domingos, das 14 às 20 horas.