Resultado do primeiro bimestre de 2025 é o melhor período da série histórica
Por Agência Minas
O agro segue com alto desempenho nas exportações de Minas Gerais e à frente da mineração, conforme os resultados divulgados em março.
No primeiro bimestre de 2025, o setor manteve uma performance expressiva, representando 43% do total das exportações do estado – um recorde de melhor bimestre da série histórica.
Foram US$ 2,6 bilhões em receita, com um volume exportado de 1,4 milhão de toneladas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 18% na receita, com 24% de retração no volume.
Minas reafirmou sua relevância no cenário nacional chegando à terceira posição entre os principais exportadores, com participação de 11,6% nas vendas totais.
O estado superou o Paraná e se destacou como o único, entre os mais bem posicionados, a registrar crescimento na receita das vendas agropecuárias, impulsionado pela valorização das commodities.
Ao todo, 150 países compraram produtos mineiros, com destaque para Estados Unidos (14%), China (13%), Alemanha (8%), Bélgica (6%) e Itália (6%).
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, o estado segue como peça-chave na pauta exportadora brasileira pelos volumes e pela diversidade dos produtos, que atraem cada vez mais compradores.
“O cenário nos próximos meses vai depender da dinâmica de preços das commodities e da demanda especialmente da China e dos Estados Unidos, mas o fato de novamente superarmos a mineração mostra que esse é um caminho que só tende a crescer”, avalia.
Café
O carro-chefe das exportações mineiras segue sendo o café. O grão gerou US$ 1,8 bilhão em receita com a venda de 5 milhões de sacas.
Esses valores representam um crescimento de 56% no valor e uma leve queda de 6% no volume em relação ao ano anterior.
A commodity respondeu por 70% da receita total do agronegócio do estado, reforçando o papel central de Minas Gerais como maior produtor e exportador de café do Brasil.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura