O Projeto Organics Brasil, que reúne 72 empresas exportadoras de produtos e insumos orgânicos, fecha o ano de 2010 com um resultado consolidado de US$ 108,2 milhões, sendo que o setor de alimentos representou cerca de 96% de todas as exportações realizadas, principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Canadá, Espanha, Coréia do Sul, China e Austrália.
Este volume foi cerca de 60% superior ao ano anterior e a sinalização para 2011 é de otimismo e contínuo crescimento, com destaque para o segmento de produtos semi-industrializados e produtos a granel.
Em 2010, no segmento de cosméticos e não alimentos, o crescimento foi na ordem de 25% comparando-se com 2009, com destaque para as marcas Surya Brasil e Ikove, que atualmente estão presentes em mais de 12 países na Europa, Ásia e América do Sul com suas marcas próprias.
Nos segmentos de alimentos, os destaques foram: o açúcar, polpas de frutas como o açaí, acerola e laranja, mel, castanhas nacionais; e produtos liofilizados como frutas e café que chegam a mais de 70 países em todos os continentes.
“Os produtos exportados com marca própria tiveram redução de 25%, se comparados com 2009, porém com o forte crescimento no mercado nacional, as empresas optaram por investir no mercado interno. No mercado externo, a taxa de câmbio dificultou a competitividade, além do alto custo de promoção de uma marca própria no mercado internacional, muitas vezes proibitivo para as pequenas e médias empresas”, analisa Ming Liu, que é coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.
O maior expoente brasileiro é a Native, empresa referencial no mercado mundial de orgânicos, que exporta açúcar para mais de 60 países, sendo que seus produtos com a marca brasileira chegam ao consumidor final de 26 países em todos os continentes.
“A tendência para 2011 é ter o mercado interno em forte expansão, com a expectativa da oficialização da instituição do selo nacional de orgânicos. Em relação ao mercado externo, a oficialização da regulamentação nacional permite rastreabilidade e credibilidade, permitindo crescimento nos negócios”, conclui Ming Liu.
Números
ANO – EMPRESAS – EXPORTAÇÃO
2005 – 12 – US$ 9,5 milhões
2006 – 33 – US$ 15 milhões
2007 – 42 – US$ 21 milhões
2008 – 64 – US$ 58 milhões
2009 – 74 – US$ 44,3 milhões
2010 – 72 – US$ 108,2 milhões